• Entrar
  • Cadastrar
Lista de bebidas que mais nos hidratam não tem água no pódio e a ganhadora vai te surpreender!

Estudo revela a bebida que mais hidrata o corpo e surpreende todo mundo ao mostrar que não é a água!

Entenda por que a água não é a bebida que mais hidrata e descubra qual é! (Créditos: Shutterstock)

Quando sentimos sede de verdade, a primeira bebida que vem à nossa mente é a água. Quando fazemos exercício físico ou naqueles dias de calor extremo, nada melhor do que um bom copo de água gelada para saciar a sede. Contudo, um estudo europeu chegou para balançar as estruturas do mundo ao afirmar que a água não é o líquido que mais nos hidrata. Se você ficou tão surpreso quanto a gente, continue lendo porque o TudoGostoso vai te explicar tudinho e ainda contar qual bebida hidrata mais.

Estudo aponta qual bebida hidrata mais o corpo e a resposta surpreende

Quando falamos em bebida que mais hidrata o corpo é claro que a água é a primeira que vem na nossa cabeça. Afinal, todo mundo sabe que é indicado bebermos pelo menos 2 litros de água por dia, podendo variar de acordo com o peso, o local em que vivemos e histórico de doenças. Porém, chegamos com uma notícia que vai abalar o mundo: a água não é o líquido que mais hidrata. Para melhorar, você nunca vai adivinhar qual é a resposta.

Para você entender melhor, a água em sua forma mais pura, destilada, contém apenas moléculas de hidrogênio e oxigênio e nada mais. No entanto, a água que consumimos e até mesmo a água da torneira possui sais minerais adicionados, como é o caso do cálcio, sódio, zinco e magnésio, que são essenciais para o bom funcionamento do corpo humano. Aliás, nem é comum consumirmos água destilada já que, a longo prazo, ela causa desequilíbrio dos eletrólitos do nosso corpo.

Sendo assim, fica claro que não é somente a concentração de água que é levada em consideração na hora de determinar qual o líquido mais hidratante, mas também a quantidade de minerais presentes nele.

Um estudo realizado pela Universidade de Medicina de St. Andrews sobre o assunto surpreendeu até mesmo os pesquisadores: o resultado mostrou que a bebida que mais hidrata o corpo humano é o leite desnatado.

O leite hidrata mais que a água? TudoGostoso explica a ciência por trás disso

Leite hidrata mais que água segundo estudo realizado por universidade europeia. (Créditos; Shutterstock)

Como a gente falou anteriormente, muitos fatores são levados em consideração na hora de determinar que uma bebida é mais hidratante que a outra, como é o caso da quantidade de nutrientes, fatores diuréticos, quantidade de eletrólitos, volume ingerido e densidade energética. E é dentro dessas características que a água sai perdendo.

O estudo mostrou que bebidas que têm um pouquinho de açúcar, gordura e proteínas ajudam a manter o corpo melhor hidratado, e por mais tempo, do que a água. A explicação é simples: a resposta do corpo a essas bebidas.

A água, por mais hidratante que seja, é eliminada rapidamente pelo nosso organismo, não importa a quantidade que você beba. Em contrapartida, as substâncias presentes no leite, como a lactose (açúcar do leite), retarda o esvaziamento do estômago, o que retarda também a eliminação do líquido e, dessa forma, mantém o corpo hidratado por mais tempo. Outro detalhe é que o leite possui uma quantidade de sódio maior do que a água; isso pode parecer irrelevante, mas o sódio retém líquidos no corpo, diminuindo a produção de urina.

Pelos mesmos motivos, o suco de laranja puro entra em segundo lugar na lista de bebidas que mais hidratam e, só então, em terceiro lugar, que encontramos a água.

Substituir água por leite é uma boa opção?

Nada disso! Primeiro que consumir 2 ou mais litros de leite por dia vai sair infinitamente mais caro, contando cada litro de leite por R$5, você irá gastar R$10 por dia só para se manter hidratado. Ademais, o leite é rico em gorduras e açúcares que, a longo prazo, podem contribuir para um desequilíbrio, aumentando o peso e causando doenças.

Portanto, continue consumindo água conforme indicado pelo seu médico ou nutricionista. E, qualquer dúvida, sempre procure ajuda especializada!

Veja mais:

Água com gás faz mal para os dentes? Descubra se isso é mito ou verdade!
Isotônico caseiro é a solução para repor água e nutrientes após o treino. Confira a receita e descubra os benefícios!
Mineral, filtrada, com sais e saborizada: saiba a diferença de cada tipo de água

Temas relacionados