Os superalimentos se destacam por ter um alto valor nutricional, que cumpre várias necessidades do nosso organismo de uma vez. O açaí é um superalimento brasileiro conhecido, mas outro que pode surpreender é o trigo-sarraceno, um grão perfeito para fazer receitas sem glúten. Nem toda comida sem glúten é mais saudável, mas o trigo-sarraceno consegue trazer mais nutrientes para a alimentação de qualquer pessoa, celíaca ou não. Descubra no TudoGostoso o que é o trigo-sarraceno e quais são os seus benefícios.
Por que o trigo-sarraceno não tem glúten?
Trigo é a principal fonte de glúten e todos os seus derivados possuem a substância, não importa se é farinha de trigo integral ou qualquer outra variação. Mas então como o trigo-sarraceno sai ileso e não tem glúten? A explicação é que trigo-sarraceno não é trigo de verdade. Ele é um grão de uma planta da mesma família do ruibarbo e das azedas, bem longe do trigo. Ele só é chamado dessa forma porque seus grãos comestíveis são visualmente parecidos com outros grãos de cereais, como o próprio trigo.
Se você possui uma doença celíaca e precisa evitar glúten, fique tranquilo que o trigo-sarraceno, também chamado de trigo-mourisco, não tem nada de glúten. Como grão, ele cozinha fácil, fica bom em saladas e pode funcionar como substituto do arroz. Desde a antiguidade é usado na culinária global em forma de farinha, como nas massas asiáticas tipo o sobá e nas panquecas russas blini. A farinha de trigo-sarraceno também pode ser utilizada para fazer receitas de pão sem glúten.
Quais os benefícios do trigo-sarraceno?
O trigo-sarraceno é poderoso para a saúde e tem tantos benefícios que entrou na limitada categoria dos superalimentos. Ele tem mais proteína do que arroz ou milho e menos calorias do que o trigo comum e a cevada. Mas seu valor energético é o suficiente para ser uma fonte saudável de energia, principalmente pelo seu baixo índice glicêmico que evita picos de glicose no sangue e combate a diabetes. Uma porção de 100 g tem apenas 3,4 g de gordura. Por ser um grão, ele tem 72 g de carboidratos por porção, mas, destes, 10 g são fibras insolúveis que ajudam na digestão.
Não faltam vitaminas e minerais no trigo-sarraceno, a começar pelo magnésio. Em 100 g do alimento dá para conseguir 230 mg de magnésio, sendo que a dose diária recomendada é de 310 mg a 420 mg para um adulto. O magnésio é tão importante para o combate da osteoporose quanto o cálcio, atua no funcionamento dos músculos e da digestão, controla a pressão do sangue e até ajuda na produção de serotonina, hormônio que combate ansiedade e depressão. O trigo-sarraceno tem também ferro, cálcio, fósforo, potássio, manganês e vitaminas do complexo B.
Consumir esse grão melhora a saúde do coração por controlar a pressão sanguínea e reduzir o colesterol absorvido no sangue. As fibras, vitamina B3 e niacina auxiliam na digestão evitando prisão de ventre e melhorando a produção de energia a partir das gorduras e proteínas. Esses fatores já ajudam no controle do peso e ainda tem as proteínas de valor biológico elevado que dão mais saciedade ao longo do dia. O trigo-sarraceno é rico em flavonoides, substâncias antioxidantes que previnem doenças. Colocar trigo-sarraceno na alimentação, especialmente substituindo grãos menos integrais, é ideal para deixar a saúde em dia e se proteger contra vários tipos de problemas.
Veja mais:
Gorduras boas: entenda como oleaginosas, sementes e peixes podem baixar o colesterol ruim
URGENTE! 11 alimentos saudáveis que você precisa incluir na dieta para viver bem
Tem 8 vezes mais cálcio que o leite: o poder do gergelim na saúde dos ossos, dentes e cérebro. Descubra benefícios essenciais da semente!