
Qual alimento tem mais proteína: soja ou carne? (Créditos: Shutterstock)
Quem opta, por quaisquer motivos, em retirar a carne da sua dieta, deve considerar a soja texturizada uma grande aliada na sua alimentação. Afinal, o alimento é conhecido por ser uma fonte de proteínas tão boa quanto a própria carne. Mas será que é verdade mesmo?
Já falamos sobre como a carne e sua alternativa plant-based não são tão diferentes assim quando o assunto são seus benefícios para a saúde. Agora, além de apresentar os benefícios desse grão presente nas dietas vegana e vegetariana, vamos revelar se a carne ou a soja texturizada tem mais proteína no TudoGostoso. Vem com a gente!
Quais são os benefícios da soja texturizada?
Usada como uma substituta da carne moída, dentre outros pratos que fazem uso de proteína animal, a soja texturizada contém compostos fenólicos, fitoestrogênios e isoflavonas, fibras e antioxidantes.
O alimento ajuda, dentre outras coisas, a diminuir o colesterol total, o "colesterol ruim" (LDL) e os triglicerídeos, protegendo o nosso coração. As fibras, em particular, também auxiliam no controle de açúcar no sangue. Já os fitoestrogênios e isoflavonas podem reduzir os sintomas da menopausa e da TPM, e até prevenir alguns tipos de câncer.
Além disso, a quantidade de proteína vegetal da soja aumenta a saciedade e diminui a fome entre refeições, sendo um aliado em potencial no processo de emagrecimento.
Carne ou soja texturizada: quem tem mais proteína?
A proteína é essencial para o ganho de massa muscular, saúde da pele, cabelo e unhas, e várias funções do nosso corpo. Então, você pode ficar surpreso em saber que a soja tem, pelo menos, duas vezes mais proteína do que a carne.
Outra vantagem da soja texturizada em relação à carne, nesse sentido, é que ela é um alimento menos gorduroso de modo que evita as complicações cardiovasculares associadas à carne vermelha.
Veja mais!
Como fazer um molho vegano cremoso para saladas: esse ingrediente versátil que engrossa quando batido é perfeito para a receita
Dieta cetogênica causa mau hálito? Entenda o efeito colateral curioso de alguns alimentos