
Será que quem é vegano pode comer carne cultivada? O TudoGostoso te explica! (Crédito: Shutterstock)
A alimentação vegana vem ganhando vários adeptos, que apostam em uma dieta sem nenhum tipo de origem animal e evitam que esses seres sejam submetidos a qualquer tipo de exploração. Nada de carnes, leites, queijos, ovos ou mel.
Dessa forma, indivíduos veganos buscam outras alternativas nutricionais. O leite de vaca acaba substituído por leite de aveia, por exemplo, o queijo por tofu, e as carnes perdem espaço para vários tipos de cogumelos.
Há ainda outras formas de substituir a carne na alimentação, já que alguns veganos sentem falta da textura e/ou do sabor da proteína bovina. Sendo assim, a indústria alimentícia passou a desenvolver "carnes fake", que são à base de planta, mas tem gosto muito parecido com o da proteína animal. Essa categoria é chamada de plant-based.
Os avanços na produção de alimentos chegaram a níveis mais especializados. Hoje em dia, há carnes sendo cultivadas em tanques. Mas será que quem é vegano pode comer? Descubra a seguir.
Carne cultivada é vegana?
Não, ainda que o animal não tenha diretamente morrido para gerar o alimento, a carne cultivada em laboratório é criada a partir de células de animais. Dessa forma, ela pode até ser mais sustentável, mas ainda assim não é vegana por causa da sua origem.
Como se faz a carne cultivada?
A carne cultivada recria os tecidos de animais a partir de células-tronco. Os cientistas fazem a retirada de uma célula de um animal (pode ser boi ou galinha, por exemplo) por meio da coleta de sangue e cultivam esse material em laboratório. Nas aves, a coleta é mais simples e pode ser feita por meio da célula do ovo. Dá até para dizer que isso é uma espécie de clonagem, já que a carne que existe é idêntica à que lhe gerou.
O segundo passo é dar continuidade ao material genético. Ele deve ser alimentado com nutrientes e aminoácidos, fazendo com que haja a proliferação das células. Juntas, elas originam os tecidos de carne e até a gordura.
O que se faz com a carne cultivada?
Atualmente, a tecnologia permite criar ingredientes para a produção de outros produtos processados. Nuggets, almôndegas e hambúrgueres são alguns exemplos.
Veja mais:
Receita vegana rápida de fazer: 22 opções para não perder tempo na cozinha
Coxinha vegana: 4 utensílios para preparar o salgado feito com jaca
A gelatina é vegana ou não? A resposta vai te deixar chocado! Entenda a polêmica