• Entrar
  • Cadastrar
Gelatina não é vegana, mas existe uma versão com algas marinhas que é tão gostosa quanto e mais saudável
Stephany MarianoPor  Stephany Mariano  | Redatora

Como uma verdadeira taurina, Stephany sempre foi apaixonada por comida. No tempo livre, gosta de assistir um k-drama bem clichê, viajar, experimentar novos sabores e fotografar tudo o que encontra por aí.

Ingrediente comum na culinária asiática, é ideal para fazer uma gelatina vegana e saudável

Gelatina não é vegana, mas existe uma versão com algas marinhas que é tão gostosa quanto e mais saudável

Quer uma sobremesa leve e vegana para saborear no calor, experimente essa receita (Créditos: Shutterstock)

A gelatina é um alimento muito popular, seja por ser uma sobremesa leve e refrescante ou por proporcionar benefícios à saúde devido à presença de colágeno. No entanto, por ser produzida a partir de uma proteína animal, ela não é uma boa opção para os veganos. Mas, felizmente, existe uma versão feita com algas marinhas. Além de saborosa, essa versão também é fonte de vitaminas e minerais como ferro, potássio, fosforo e muito mais.

Como é feita a gelatina com algas marinhas?

Esse tipo de gelatina é feito com um ingrediente chamado ágar-ágar, uma espécie de gelatina vegetal extraída de algas marinhas. Muito comum na culinária asiática, o ágar-ágar também pode ser utilizado para engrossar sopas e deixar sobremesas mais estruturadas, por exemplo. Para preparar uma gelatina com esse ingrediente, basta misturar com água quente, assim como é feito na versão tradicional.

Por não ter um sabor específico, esse ingrediente permite que você prepare gelatinas de diversos sabores, utilizando sucos naturais ou caseiros de uva, abacaxi ou laranja, por exemplo, dando o sabor e doçura desejados. Além disso, essa gelatina vegana não precisa ir à geladeira para ficar firme, oferecendo ainda mais praticidade no preparo, mas você também pode resfriá-la para ficar mais refrescante.

Onde comprar ágar-ágar?

Esse ingrediente pode ser encontrado em alguns supermercados, mas especialmente em casas de produtos naturais. Para preparar a gelatina o ideal é a versão em pó, que pode ser encontrado em sachês individuais ou em caixas com mais de um sachê. O poder de gelificar do ágar-ágar é três vezes maior do que a gelatina de origem animal, por isso, uma pequena quantidade já o bastante para ter um efeito firme e consiste.

Receita de gelatina de ágar-ágar

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de água
  • 10 g de ágar-ágar
  • 3 xícaras (chá) de suco da sua preferência

Modo de preparo

  1. Comece colocando a água em uma panela e adicione o ágar-ágar
  2. Em fogo médio, misture bem os ingredientes e quando começar a ferver, deixe por uns 2 minutos
  3. Desligue o fogo e espere as bolinhas da fervura sumirem
  4. Adicione o suco em temperatura ambiente aos poucos enquanto mistura
  5. Despeje a mistura em um recipiente e coloque na geladeira por pelo menos uma hora para que ela fique geladinha e ainda mais firme
  6. Aproveite!

Veja mais:

Comidas veganas: confira 70 receitas deliciosas do TudoGostoso
Essa é a melhor gelatina de colágeno para as articulações: siga o passo a passo dessa receita e conquiste também outros benefícios

Temas relacionados