
O resultado pode mudar sua forma de ver o debate (Créditos: Shutterstock)
Não é novidade nenhuma que comer carne vermelha em excesso faz mal. Inclusive, dependendo da quantidade que você esteja consumindo, pode aumentar o risco de ter diabetes no futuro. Nesse caso, será que vale a pena substituir a carne vermelha pelas opções plant-based à venda no mercado?
Um novo estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, buscou responder essa questão. Descubra o que os autores encontraram no TudoGostoso, que vai te explicar a questão para que você possa tomar decisões bem informadas.
Carne vermelha ou plant-based: qual é melhor?
Existem muitos motivos pelos quais as pessoas optam por não comer carne vermelha, desde motivações políticas, como a preocupação com o impacto do gado no meio ambiente, até motivos de saúde, buscando um estilo de vida mais saudável.
Felizmente, o mercado tem criado cada vez mais alternativas para atender esse público. Inclusive, análogos feitos com plantas. No entanto, de acordo com uma equipe de Cingapura, não há diferença entre a carne vermelha e sua versão vegetal em relação aos níveis de colesterol e pressão arterial. Isso porque os alimentos análogos de carne vermelha costumam ser ultraprocessados.
“Os benefícios para a saúde de dietas à base de plantas não devem ser confundidos com o de dietas à base de análogos de carne feitos com plantas. Eles são diferentes em termos de nutrição e saúde”, afirmaram os pesquisadores.
Conheça outras alternativas mais saudáveis à carne vermelha
É compreensível que uma variação plant-based da carne vermelha apelo para o público. E você não deveria considerar os resultados encontrados pela equipe de Cingapura como um sinal de que não pode mais comer esse tipo de alimento. Só não exagere.
Caso você tenha interesse, você definitivamente consegue encontrar outras alternativas mais saudáveis (e igualmente gostosas) à carne vermelha.
No TudoGostoso, por exemplo, temos listas enormes dedicadas a receitas veganas e vegetarianas. Pense no assunto como a oportunidade perfeita para expandir seu paladar e experimentar pratos novos.
Veja mais!
Comidas veganas: confira 70 receitas deliciosas do TudoGostoso
Ômega 3 na dieta vegana: descubra os alimentos alternativos e turbine o cardápio
Dieta vegana: o que é, como começar e alimentos permitidos