• Entrar
  • Cadastrar
A verdade sobre o jejum intermitente: Harvard esclarece se estratégia alimentar ajuda no colesterol, na saúde do coração e na perda de peso de forma segura

O jejum intermitente é um dos tipos mais populares de dietas no momento e ele promete muitos benefícios. Mas será que entrega todos eles? Descubra no TudoGostoso

Cientistas de Harvard analisaram mais de 20 pesquisas sobre o assunto (Créditos: Shutterstock)

Existem várias dietas diferentes - vegetariana, vegana, cetogênica, paleo, carnívora e planetária, dentre tantas outras. Um tipo que se tornou muito popular nos últimos tempos, porém, é o jejum intermitente.

Chamamos de jejum qualquer período, sejam horas ou dias, que passamos sem comer. No caso do jejum intermitente, porém, existem horários específicos em que você pode ou não se alimentar. Isso é feito, em geral, com a intenção de perder peso ou obter outros benefícios à saúde.

Com o intuito de saber se o jejum intermitente funciona ou não e se é seguro, pesquisadores de Harvard analisaram mais de 20 estudos sobre o assunto. Os resultados foram publicados na revista eClinical Medicine. Quer saber qual foi o veredito? O TudoGostoso vai revelar os detalhes mais importantes.

A verdade sobre o jejum intermitente

Os pesquisadores constataram que o jejum intermitente pode ser associado à perda de peso, redução do "colesterol ruim" (LDL) e de triglicerídeos, menor pressão arterial e menos insulina de forma segura. É provável que isso ocorra, em parte, por reduzir a quantidade de calorias consumidas.

No entanto, ainda é incerto se existem outros efeitos a longo prazo visto que a maioria dos estudos analisados durou apenas de três a seis meses. Ainda assim, pessoas com diabetes ou condições similares devem ser cautelosas. Elas podem fazer jejum intermitente, mas a prática precisa ser bem pensada para não ter repercussões negativas em sua saúde.

Para o endocrinologista Armen Yerevanian, um dos maiores desafios do jejum intermitente talvez seja a dificuldade em mantê-lo em meio a uma rotina acelerada. É preciso mudar seu estilo de vida caso você realmente queira que ele dê certo.

Veja mais!
Inimigos do emagrecimento: 5 alimentos que NÃO vão saciar sua fome
Tá todo mundo falando em ômega-3: entenda benefícios e como incluir essa gordura que o corpo não produz sozinho na alimentação

Temas relacionados