Só de imaginar comer um hambúrguer caseiro naquele lanche da noite a vontade já bate, não é? Para quem gosta de se aventurar na cozinha, colocar a mão na massa faz toda a diferença. Mas a gente sabe que o resultado ideal pode ser um desafio. Por isso, preparamos um guia de como escolher as carnes para hambúrguer artesanal. Veja tudo sobre o corte, as proporções e a mistura para a sua receita dar certo.
O guia para aprender a escolher a melhor carne para hambúrguer artesanal
Aprenda como escolher corretamente a carne para hambúrguer artesanal
Usar o corte de carne certo e empregar as técnicas corretas são as lições mais importantes de como preparar hambúrguer caseiro. É isso que vai determinar a suculência, a maciez e o sabor da receita.
O recomendado é que se faça um blend - no bom português: uma mistura - de carnes. Essa mistura sempre exige o equilíbrio entre carne, carne com gordura e gordura. A proporção depende muito do método usado na cocção do hambúrguer.
Para fazer na chapa ou na frigideira, é ideal que se tenha aproximadamente 20% de gordura. Já para grelha ou churrasqueira, opte por níveis de gordura a partir dos 25%. Na escolha do corte exato, além dessa regra, considere também a baixa quantidade de membranas que entremeiam, para não correr o risco de atrapalhar na hora de moer.
Hambúrguer de carne bovina
Os cortes dianteiros podem ser melhores, afinal possuem uma maior quantidade de gordura. Mas outras partes do boi também podem ter a mesma característica. Peças com pouca quantidade de fibras também são muito boas para preparar hambúrguer. Se puder, evite as carnes congeladas ou as que já vêm moídas - peça para o açougueiro moer na hora.
Vamos ver quais os cortes que vão deixar seu hambúrguer delicioso. Para escolher, considere nossas dicas e o que melhor cabe no seu bolso.
Acém
É uma carne com gordura média e localizada na parte dianteira do boi. Fica ótima para fazer blends e é bem macia. A proporção mínima dessa carne é de 30%. Se for misturada com apenas um outro corte, escolha algo gorduroso e use a medida de 50% para cada.
Peito
É uma das partes mais usadas para hambúrguer. Bastante gordurosa, também possui muita fibra, o que exige um pouco de atenção para moer. Se está começando, aposte nela para seu blend.
Patinho e maminha
São carnes com pouca gordura, mas muito macias e extremamente saborosas, encontradas na parte traseira do animal. Se preferir usar, escolha combinar com um outro corte bem gorduroso, como o peito.
Fraldinha
Fica na parte lateral do boi e é bastante suculenta e macia. Por possuir uma gordura que também tem sabor, é uma das mais escolhidas para os blends. Misturada com peito e acém entrega um resultado delicioso!
Alcatra
É uma das partes mais nobres do boi. Equilibra muita personalidade e versatilidade, podendo ser misturada com vários cortes e deixando sua marca no sabor. Definitivamente uma das melhores carnes para hambúrguer.
As melhores carnes bovinas para o seu hambúrguer
Hambúrguer de carne suína
A carne de porco é muito consumida no Brasil. Na maioria das vezes barata e com um sabor muito característico, é uma ótima opção na hora que você se pergunta como fazer hambúrguer caseiro.
Aqui, com exceção do lombo, todas as carnes possuem bastante gordura, o que flexibiliza as regras. A proporção pode ser a mesma usada na carne bovina, prestando atenção no utensílio que você vai usar para cozinhar.
Os melhores cortes são: pernil, paleta, costelinha, panceta e copa. Mas não se restrinja, o lombo também fica delicioso e, se quiser usá-lo, uma excelente opção é misturar bacon ou barriga frescos.
Como preparar o hambúrguer suíno perfeito
Hambúrguer de frango
Quando falamos de preço, usar o frango se torna uma opção ainda melhor. Também é uma alternativa para quem não come carne vermelha ou está em uma dieta.
Como estamos falando de uma carne com uma quantidade muito menor de gordura, o ideal é misturar dois cortes, sempre usando o mais gordo em maior quantidade. A recomendação é caprichar na sobrecoxa e usar o peito de frango para dar mais consistência e equilibrar na leveza.
Ainda falando da pouca quantidade de gordura, aqui vai ser preciso usar algum ingrediente extra para dar liga. O mais comum é adicionar farinhas, como a de rosca ou a panko.
Hambúrguer de frango sem mistério
Como temperar carne para hambúrguer
A forma como você tempera o hambúrguer artesanal pode determinar se a receita vai ficar boa. Um dos maiores erros na hora de preparar, é salgar a carne antes de cozinhar. Então prefira adicionar temperos como pimenta-do-reino, páprica e tomilho na carne já misturada. Só depois de grelhar, adicione sal conforme necessário.
Com o alho é preciso ter cuidado. Pense que, ao utilizar, você inclui um sabor que não é característico da carne. Não é considerado um erro, mas um plus ao sabor. Para quem prefere ser mais tradicional, opte pela maionese temperada como acompanhamento, se quiser dar aquele gostinho de alho.
Já nos hambúrgueres de aves, o tempero tem participação importante. Use a sua imaginação, tempere com um pouco de antecedência e só adicione sal na hora de grelhar.
Agora que você já sabe como escolher a melhor carne para hambúrguer de todos os tipos, só colocar em prática com receitas de hambúrguer deliciosas que você só encontra no TudoGostoso!
Veja mais: