Hoje é o Dia do Hambúrguer e nada melhor do que comemorar comendo aquele delicioso hambúrguer artesanal. Como é fim de mês, a gente sabe que o orçamento começa a apertar, então por que não preparar em casa? Sai bem mais barato e é muito fácil! E o melhor é que a gente tem a receita perfeita para você! Vem aprender como fazer hambúrguer artesanal em casa.
Como escolher a melhor carne para o hambúrguer caseiro?
Existem muitos cortes de carne bovina que podem ser usados para fazer hambúrguer, sendo os mais populares: peito de boi, coxão mole, acém e patinho. Todos esses cortes com a capa de gordura.
O peito de boi com capa de gordura é o mais utilizado nas hamburguerias estadunidenses, e é um ótimo corte para quem gosta de hambúrguer mais alto, com cerca de 120 g até 180 g. Além disso, ele tem uma ótima proporção de gordura para carne magra, o que garante suculência e sabor ao prato final.
Já o coxão mole com capa de gordura é o mais usado no Brasil, bem tradicional, e é melhor indicado para hambúrgueres menores, de até 120 g. Porém, é comum encontrar o famoso blend de carnes em diversas hamburguerias gourmets espalhadas por aí, principalmente usando patinho e acém. Nesse caso, você pode usar as proporções de 70% peito com 30% acém, por exemplo, para ter um hambúrguer extremamente saboroso.
Receita de hambúrguer caseiro suculento: aprenda como fazer
Ingredientes:
- 500 g de carne moída
- ½ colher (chá) de sal
- pimenta-do-reino a gosto
- páprica defumada
Modo de preparo:
Para ter um sanduíche delicioso, é preciso saber como preparar hambúrguer do jeito correto para ficar suculento, molhadinho e cheio de sabor.
Um verdadeiro hambúrguer não precisa de muitas coisas; nada de usar farinha ou ovo, ele não precisa de nada disso para ficar perfeito.
- Comece temperando a carne moída com o sal e a pimenta-do-reino. Misture bem para se certificar de que toda a carne estará temperada por igual. Deixe descansar por cerca de 30 minutos, na geladeira.
- É comum ver dicas por aí dizendo para temperar só depois que o hambúrguer estiver pronto; porém, quando você faz isso, o tempero fica só ali pela parte de fora e a carne não fica temperada de forma uniforme.
- Depois desse tempo, retire a carne moída da geladeira e é hora de colocar a mão na massa para modelar.
- Essa receita rende cerca de 5 hambúrgueres de 100 g cada. Para modelar, pegue um pouco de carne, mais ou menos a quantidade de um palmo e amasse delicadamente, até formar uma bola.
- Repita esse processo com toda a carne moída.
- Agora vem o pulo do gato: bater a carne. Com o hambúrguer já modelado, jogue de uma mão para a outra, com força, para remover o excesso de ar. Faça esse processo algumas vezes com cada hambúrguer. Além de ajudar a gordura a fixar melhor na carne, esse processo irá ajudar no cozimento impedindo que o hambúrguer estufe no meio ou encolha.
- Por último, é só cozinhar os hambúrgueres pronto. Para isso, escolha uma frigideira boa, de fundo triplo, como de ferro ou aço inox.
- Coloque-a para aquecer em fogo alto e, em seguida, adicione um pouquinho de óleo de sua preferência.
- Adicione os hambúrgueres na frigideira e deixe grelhar por cerca de 2 a 3 minutos. Vire e faça o mesmo.
- Se quiser acrescentar queijo, coloque assim que virar o hambúrguer. Acrescente umas gotinhas de água à frigideira e tampe. Conte 1 a 2 minutos e o hambúrguer estará pronto, com o queijo derretido!
Viu como é fácil? Experimenta na sua casa e conta para a gente o que achou!
Na hora de montar o sanduíche, você pode acrescentar tiras de bacon, salada, picles, maionese temperada, barbecue caseiro e muito mais. Hmmm, chega dá água na boca!
Veja mais:
O segredo para comer hambúrguer sem engordar e ficar dentro da dieta - até fora de casa!
O segredo de chef para fazer um hambúrguer artesanal que nem de restaurante