
Estudo mostra eficácia do jejum 4:3 no emagrecimento com saúde (Foto: Freepik)
Você sabe o que é o jejum 4:3? O jejum intermitente se tornou um dos métodos de emagrecimento mais populares nos últimos anos. No lugar de cortar alimentos da dieta, a proposta é limitar os horários que você come. E a organização do jejum intermitente pode variar de acordo com as horas e os dias.
De acordo com um estudo recente publicado na revista Annals of Internal Medicine, o jejum 4:3, aliado à prática de exercícios, resultou em maior perda de massa corporal entre os participantes.
E como funciona esse método? Os voluntários que adotaram o jejum 4:3 precisam reduzir a ingestão calórica em 80% durante três dias não consecutivos por semana. Veja quais foram os resultados.
Como foi realizado o estudo que analisou o jejum 4:3
A intervenção fez parte de um programa intensivo de perda de peso, com suporte comportamental e incentivo à prática de até 300 minutos semanais de atividade física moderada.
O estudo envolveu 165 adultos com sobrepeso ou obesidade, divididos entre jejum intermitente e dieta com restrição calórica contínua, reduzindo a ingestão em cerca de 34,3%. Os dois grupos receberam suporte comportamental por 12 meses.
Apesar da diferença modesta, o grupo que praticou jejum intermitente teve maior redução de massa corporal do que o grupo com restrição calórica contínua.
Maior parte dos participantes do grupo de jejum 4:3 perdeu pelo menos 5% de peso
O grupo do jejum intermitente perdeu, em média, 7,6% do peso corporal. Já o grupo de controle perdeu 5%.
A diferença média foi de 2,9 kg entre eles e uma maior quantidade de participantes atingindo redução de pelo menos 5% do peso dentro do grupo experimental.
Como a perda de peso não garante melhora na saúde, os pesquisadores também avaliaram os efeitos da dieta em marcadores cardiometabólicos, como pressão arterial, colesterol e glicemia em jejum.
Esses indicadores mostraram uma melhora, apontou o grupo de pesquisadores.
Veja mais!
7 perigos do jejum intermitente: especialista lista possíveis danos à saúde e engordar é um deles!
Jejum intermitente: novo estudo mostra como dieta atinge parte do cérebro que afeta apetite e vício