
A cerveja frutada é a pedida para o verão! Veja como ela é feita, qual o diferencial e como escolher o melhor sabor! (Créditos: Shutterstock)
A cerveja é uma bebida muito popular no Brasil, e é possível encontrar vários tipos diferentes. Consumida o ano inteiro, a busca por uma cervejinha gelada aumenta bastante na época do verão, e é muito provável que você já conheça os tipos mais famosos como a pilsen e a lager. Porém, um outro tipo de cerveja está fazendo sucesso neste verão: a cerveja frutada. Tendência para 2024, o TudoGostoso quer saber se você já experimentou! Não? Então vem que a gente vai te explicar o que é e como escolher a melhor para o seu paladar!
O que é cerveja frutada e por que ela é tendência para o verão?
A cerveja frutada não é nenhuma novidade no mercado cervejeiro, e quem é apaixonado pela bebida com certeza já ouviu falar. Com um sabor mais doce e leve, essa bebida é ideal para refrescar os dias quentes de quem não gosta do sabor amargo da cerveja tradicional.
A produção da cerveja frutada não é tão diferente da cerveja tradicional: ela também é feita a partir de cevada, trigo ou centeio. A diferença está na adição da fruta, que deve fermentar junto com os demais ingredientes, e dá o toque especial na bebida. Porém, para que a bebida fique perfeita, é preciso atenção na hora de escolher o lúpulo ideal. Acontece que existem muitos tipos de lúpulo no mercado, e cada um com uma especificidade diferente. Por isso, o sabor do lúpulo deve combinar muito bem com a fruta escolhida!
E quem pensa que não dá para sentir o gosto da fruta na cerveja, se engana, viu? A quantidade usada é para ser notada e sentida por qualquer um que degustar. Durante o processo de fermentação, os açúcares das frutas são liberados, permitindo que o produto final de cerveja seja mais doce. É por isso que a cerveja frutada é uma ótima opção para quem não costuma gostar da cerveja comum.
Veja também:
Como escolher a melhor cerveja frutada?
Atualmente, existem inúmeras cervejas frutadas no mercado, feitas com as mais diferentes combinações. Por isso, é muito fácil encontrar uma que agrade o seu paladar!
O primeiro passo para escolher a cerveja frutada ideal para você é definir o que você mais gosta: sabores doces? Mais azedos? Com um toque de frescor? Depois que isso for decidido, é hora de escolher a melhor fruta.
Para quem busca por uma cerveja frutada que não seja extremamente doce, o ideal é buscar por aquelas feitas com frutas cítricas como maracujá e laranja. Agora, se você gosta mesmo daquele docinho e não suporta bebidas fortes, as cervejas com amora, morango e pêssego são excelentes escolhas!
Veja mais:
É verdade mesmo que a cerveja choca se esquentar e gelar de novo? Veja essas dicas de dono de bar!