• Entrar
  • Cadastrar
Projeto verão 2025 já está valendo e é isso que você precisa fazer para perder barriga de um jeito eficaz e sem sofrimento!

Quer entrar no projeto verão, mas não sabe por onde começar? O TudoGostoso te ajuda! 

Projeto verão 2025 já está valendo e é isso que você precisa fazer para perder barriga de um jeito eficaz e sem sofrimento!

Projeto verão: veja o que fazer para emagrecer de forma saudável (Créditos: Shutterstock)

Faltando poucos mais de dois meses para o final de ano, muita gente começa a pensar no projeto verão, um fenômeno que acontece todo ano quando estamos chegando perto dessa estação. Porém, para conseguir emagrecer de forma eficaz, não basta ir à academia todos os dias, viu? É preciso modificar os hábitos alimentares, mas não se preocupe porque o TudoGostoso está aqui para ajudar.

Projeto verão 2025: o que é preciso mudar para perder os quilinhos extras?

Não é nenhuma novidade que a prática de exercícios físicos aliada a uma alimentação balanceada são os pilares do emagrecimento. Porém, algo que muitas pessoas não levam em consideração é que é essencial ter déficit calórico para emagrecer.

Mas o que é déficit calórico?

O déficit calórico acontece quando a quantidade de calorias ingerida é menor do que a quantidade que o corpo gasta durante o dia para realizar as tarefas. As calorias dos alimentos são responsáveis por fornecer energia para as células do corpo humano funcionar normalmente; quando acontece o déficit calórico, o corpo começa a queimar as reservas de gordura para transformá-la em energia.

Como saber a quantidade de calorias que posso comer por dia?

Calcular a quantidade de calorias que uma pessoa pode consumir por dia não é uma tarefa tão simples, já que ela leva em conta inúmeras variáveis como idade, peso, altura e sexo biológico. Portanto, a melhor forma de chegar a um número exato é consultando um nutricionista.

Existem diversas fórmulas matemáticas que ajudam a chegar ao resultado final. Um dos cálculos mais usados é o chamado “regra do cálculo de bolso”, no qual se considera 20kcal a 25kcal por quilo corporal para entrar em déficit calórico. Dessa forma, uma pessoa de 80 quilos deve consumir entre 1600 kcal e 2000 kcal por dia.

Através desse cálculo, é possível entender que quanto mais pesada a pessoa for, mais calorias ela pode consumir e ainda se manter em déficit calórico. Isso porque um corpo mais pesado gasta mais energia para realizar as mesmas tarefas. Conforme o indivíduo perde peso, a quantidade de calorias consumidas também deve diminuir proporcionalmente.

Como realizar o déficit calórico sem passar fome?

É possível realizar um déficit calórico sem passar fome, ou passando muito pouco. Para isso, você deve investir em alimentos que garantem mais saciedade por mais tempo, como fibras e proteínas. Evite comer carboidratos puros, como pães e massas. É claro que você não precisa cortar esses ingredientes da sua alimentação, mas lembre-se de acrescentar outros alimentos ricos em proteínas e fibras. Eles vão ajudar a controlar o açúcar no sangue e ainda impedir que você sinta fome em pouco tempo.

Se bateu a vontade de comer uma massa, procure fazer molhos que usem carne moída, frango desfiado, atum enlatado ou qualquer outro tipo de proteína que você tenha o costume de consumir. Aqui no TudoGostoso você aprende como fazer macarrão à bolonhesa e muito mais.

A mesma estratégia deve ser aplicada ao consumo do pão, que pode ser recheado com queijo de baixa caloria, creme de ricota ou o queridinho ovo mexido.

Não se esqueça de que a melhor maneira de entender as suas necessidades é consultando com um nutricionista, que poderá montar um plano alimentar sustentável a longo prazo para você.

Veja mais:

Você está sempre com fome? Entenda por que e veja como aumentar a saciedade com dicas de uma nutricionista

Temas relacionados