Você controla a quantidade de comida todo dia, malha muito, consegue “secar” o corpo quase completamente, mas não consegue perder barriga de jeito nenhum? Fique sabendo que existe um erro muito comum que as pessoas cometem que interfere na queima de gordura abdominal!
Erro que as pessoas cometem na hora de tentar perder barriga
O médico e influencer Paulo Muzy explicou durante um podcast que as pessoas costumam cometer um erro muito grave na hora de tentar emagrecer e perder barriga: parar de comer e diminuir a quantidade de refeições. Pois é, pode parecer contraditório, mas a explicação irá te surpreender!
Segundo o Muzy, as células de gorduras presentes na barriga possuem um pouco mais de receptores de cortisol, que é um hormônio que o corpo produz quando ficamos estressados. Ele explica que qualquer estresse físico que as pessoas sofrem afeta a quantidade de gordura da barriga, e isso significa “falta de alimento na hora certa, um alimento inadequado que é difícil digestão, uma carência de sono”.
O médico conta que o pior estresse para o corpo é a privação de energia, e o que fornece energia para o corpo são os alimentos. Sendo assim, para quem deseja perder barriga, ele informa que a quantidade de refeições deve ser aumentada, mas a quantidade de comida consumida por dia deve ser dividida.
Ou seja, você comerá menos por refeição, mas mais vezes ao dia. Dessa forma, você consegue emagrecer sem tanto sofrimento e sem o seu corpo passar tanta fome, mesmo em déficit calórico.
O que fazer para perder barriga de forma eficaz
A nutricionista Ana Luiza Salomé ensina algumas dicas práticas que vão te ajudar a perder barriga de forma mais eficaz. Ela explica que quem deseja perder a famosa pochete não pode cortar os carboidratos ou fazer jejum intermitente.
Segundo Ana Luiza, o ideal é fazer, no mínimo, quatro refeições por dia e nunca pular o lanche da tarde. Isso porque ele é extremamente importante para controlar a fome no período da noite. Você é o tipo de pessoa que assalta a geladeira de madrugada? Tente acrescentar um lanche da tarde no seu cardápio!
Dê prioridade para carboidratos integrais e consuma-os em todas as refeições, sempre acompanhado de alguma fonte de proteínas. O ideal é comer 2g de carboidrato por quilo corporal ao longo do dia. Isso significa que se você pesa 80 kg, você deve comer 160g de carboidrato ao longo do dia.
Outro detalhe é reduzir o consumo de bebida alcoólica para apenas uma vez por semana e sempre com moderação. Em contrapartida, é preciso beber bastante água, e a quantidade ideal depende do peso de cada pessoa. O cálculo a ser feito é 0,35 multiplicado pelo seu peso.
Por último, mas não menos importante, é essencial ter uma rotina de sono de qualidade. Para isso, pode ser necessário consultar um médico especializado que poderá identificar as causas de insônia, por exemplo.
Ah, e não esqueça: sempre consulte um médico e nutricionista antes de fazer qualquer mudança nos seus hábitos alimentares para que eles possam te fornecer ajuda profissional individual e personalizada!
Veja mais:
Carboidratos do bem: conheça opções saudáveis para comer sem culpa