• Entrar
  • Cadastrar
Pouca gente sabe: esse erro comum na hora de preparar o café pode estar modificando o sabor da bebida
Stephany MarianoPor  Stephany Mariano  | Redatora

Como uma verdadeira taurina, Stephany sempre foi apaixonada por comida. No tempo livre, gosta de assistir um k-drama bem clichê, viajar, experimentar novos sabores e fotografar tudo o que encontra por aí.

Veja a melhor maneira de preparar essa bebida tão amada e aproveitar todo o seu aroma e sabor

Pouca gente sabe: esse erro comum na hora de preparar o café pode estar modificando o sabor da bebida

Saiba qual é o erro que está comprometendo o sabor do seu café (Créditos: Shutterstock)

O café é uma bebida muito brasileira e quase sagrada por aqui. Ideal para despertar pela manhã ou para acompanhar um bolinho no lanche da tarde, o café também é um ótimo aliado quando precisamos de um gás para terminar as tarefas do dia, fornecendo energia.

Existem diferentes formas de preparar essa bebida e por mais que pareça simples, há um erro muito comum que pode afetar o sabor do nosso tão amado café. Além disso, se você costuma utilizar uma cafeteira, esse erro também pode danificar o seu aparelho com o passar do tempo. Já pensou ficar sem o seu cafezinho?

Qual é o erro comum no preparo do café?

Hoje em dia existem diferentes tipos de cafeteira e elas servem não apenas para otimizar o tempo na cozinha e garantir mais praticidade, mas também para ter mais opções de café, como na cafeteira de cápsulas, por exemplo.

No entanto, um erro muito comum na hora de fazer a bebida é utilizar água da torneira, o que não é uma boa ideia, visto que ela pode conter impurezas como cloro, metais pesados e outros componentes que comprometem o sabor de um bom café.

Por exemplo: se você comprar um café com notas trufadas para experimentar e preparar usando água da torneira, a concentração de sais minerais na água vai atrapalhar o processo de extração dos compostos solúveis do café, comprometendo o sabor e o aroma. Por isso, a recomendação é utilizar a água filtrada ou mineral sempre, assim você aproveitar todas as propriedades do café e tem uma bebida mais limpa, saborosa e aromática.

Como a água da torneira danifica a cafeteira?

A água da torneira pode comprometer o funcionamento das cafeteiras devido ao seu alto teor de carbonato de cálcio. Com o tempo, esse e outros minerais podem se acumular no interior do aparelho, reduzindo a eficiência de aquecimento e até danificando componentes internos. Para evitar esses problemas e prolongar a vida útil do eletrodoméstico, utilize sempre a água filtrada ou mineral.

Veja mais:

Um barista especialista explica a melhor forma de pedir um café: “80% das pessoas pedem errado”
Café fake é vendido bem mais barato em mercados e pode confundir consumidores; veja como não cair em cilada na hora de comprar o pó

Temas relacionados