Muitas palavras relacionadas à gastronomia e à confeitaria estrangeiras já são conhecidas dos brasileiros, como o cookie (biscoito), donuts (rosquinhas) e hot dog (cachorro-quente). O mesmo acontece com gelato. Muita gente acredita que ele nada mais é do que um sorvetemetido a besta, mas a verdade é que existem muitas coisas que diferenciam um verdadeiro gelato italiano de um simples sorvete. Hoje o TudoGostoso irá explicar o que é o gelato e quais são as diferenças para o sorvete. Confira!
Vitrine com containers de gelato
Gelato: saiba tudo mais sobre essa delícia
Quando as pessoas falam que gelato é um sorvete, elas não estão erradas. A tradução da palavra de origem italiana é sorvete em português. Porém, com a industrialização, ficou cada vez mais clara a diferença entre o gelato italiano e o sorvete comum. A palavra em italiano passou a ser a nomenclatura dada para a produção de sorvete artesanal.
O gelato italiano artesanal é feito diariamente, ou seja, ele é completamente fresco. A diferença também é clara na forma de produção: o sorvete artesanal é menos gorduroso e menos doce do que o sorvete industrializado. Além disso, o gelato é feito a partir de ingredientes naturais, ou seja, a gordura vem de alimentos como leite fresco, abacate e nozes.
Copinho de gelato italiano artesanal
Outra característica marcante é a quantidade de ar presente em cada um deles. Isso mesmo! O ar é um ingrediente essencial no preparo dos sorvetes, pois é ele que garante a leveza e parte da cremosidade tão deliciosa desse doce. No gelato, o ar é inserido à receita de maneira natural: ele entra quando os ingredientes são misturados. Já no sorvete comum, o ar é injetado no produto artificialmente para que ele adquira a consistência ideal.
Em alguns lugares do mundo, como nos Estados Unidos, existem até leis para que nenhuma marca chamar de gelato aquilo que é sorvete. Mas em caso de dúvida, só existe uma solução: leia os ingredientes da embalagem!
Diferentes sabores de gelato italiano