• Entrar
  • Cadastrar
É verdade mesmo que a cerveja choca se esquentar e gelar de novo? Veja essas dicas de dono de bar!
Será que se você tirar a cerveja ela fica mesmo choca? Descubra!

Qual ávido consumidor de bebidas alcóolicas que nunca ouviu falar que em cerveja choca? O terror dos cervejeiros, todo mundo que gosta de tomar uma geladinha sabe que depois que colocou a cerveja na geladeira, vai ter que beber! Mas e se o TudoGostoso te dizer que isso pode ser mito? É isso mesmo! Hoje vamos explicar se é verdade mesmo que a cerveja choca quando gelada novamente. Confira!

Confira quais são os benefícios da cerveja para a saúde É verdade que a cerveja choca? Vem descobrir!

O que é uma cerveja choca?

A cerveja choca é aquela que perdeu o gás carbônico presente e entrou em contato com mais oxigênio do que deveria. Na prática, isso significa que a cerveja perde seu efeito frisante (as bolinhas que também chamamos simplesmente de gás) e ainda oxida, ocasionando uma alteração química na bebida e um sabor desagradável, bem diferente do que deveria ser.

Tirei a cerveja da geladeira mas não abri, e agora? Posso gelar de novo ou terei uma cerveja choca?

Dificilmente a cerveja que você tirou da geladeira e colocou de volta apenas uma vez ficará choca. Então sabe aquele engradado que sobrou da festa e está ocupando um espação na sua geladeira? Pode tirar sem medo de ser feliz porque, da próxima vez que você colocar para gelar, estará tudo certo! Para a cerveja ficar realmente choca, você precisa repetir esse processo mais vezes, afirma os donos de bar.

Agora, se a sua cerveja estava no freezer ou no congelador, já era, amigão e amigona! Congelar cerveja é um dos maiores erros que você pode cometer em relação a essa bebida, já que o processo muda drasticamente o sabor. Essa, sim, tem grandes possibilidades de ficar choca se você tirou do freezer, deixou em temperatura ambiente e voltou para a geladeira.

Além disso tudo, você ainda precisa prestar atenção na hora de comprar a cerveja no mercado, bar ou depósito de bebidas para evitar que ela fique choca com facilidade. Se liga na dica a seguir!

Por que a cerveja choca?

A cerveja fica choca por três motivos, que são:

- Mudança de temperatura brusca (de muito baixa a muito alta em pouco tempo)

Quando falamos em mudança brusca de temperatura, é como explicamos anteriormente: a cerveja congelada que vai para temperatura ambiente e volta para a geladeira. Se essa mesma cerveja congelada não for aberta e for direto para a geladeira, a possibilidade de ficar choca diminui bastante.

- Mau envaze na fábrica

Já o mau envaze na fábrica pode significa muitas coisas. Quando a lata ou garrafa de cerveja é envazada, ela deve ter uma quantidade certa de gás carbônico e de oxigênio, sendo o primeiro bem maior para garantir o efeito frisante. Se a quantidade de oxigênio ultrapassa o ideal, altera o sabor da bebida, além de diminuir as bolinhas de ar. Isso faz com que a cerveja fique choca.

Porém, mesmo que tudo ocorra bem nas quantidades de gás carbônico e oxigênio, se a embalagem não for bem lacrada, pode haver perda de gás. Isso é mais comum em garrafas do que em latas. O problema nas latas são os microfuros, invisíveis aos nossos olhos, que podem conter na lata.

E aqui vai a dica de ouro para escolher a latinha no mercado: sabe aquela cerveja que está um pouco melada por baixo? Nem pense em pegar! A lata fica melada exatamente por conta desses microfuros!

- Oxidação por exposição a luz

Quando o gás carbônico sai e o oxigênio entra, ocorre a oxidação da bebida, mas não é apenas assim que esse fenômeno ocorre. O TudoGostoso já explicou que a cerveja da lata é melhor do que a cerveja da garrafa, e o motivo tem a ver exatamente com isso!

Como as garrafas de vidro são transparentes, mesmo aquelas que são escuras, a luz penetra na parede da garrafa e atinge diretamente a cerveja. Esse tipo de situação não acontece com a latas, tornando-as a melhor escolha.

Veja mais:

Qual cerveja gela mais rápido: lata ou garrafa? Pilsen ou lager? Vem que o TudoGostoso te conta!

Drinks com cerveja: 7 opções para incrementar o sabor da bebida!

Temas relacionados