Muitas crianças não gostam muito de legumes e verduras, mas adoram doces como brigadeiros e bolos. No entanto, conforme elas vão crescendo, o paladar vai mudando e elas vão aceitando e gostando do sabor de alimentos que antes elas não gostavam. Por que será que isso acontece? É verdade que o paladar muda com o tempo? Saiba mais sobre o assunto a seguir:
Menininha não gosta de brócolis
É verdade que o paladar muda com o tempo?
Sim! Existe uma explicação científica para o paladar mudar conforme envelhecemos. As crianças tendem a preferir doces por relacionaram à primeira experiência gustativa que elas tiveram: o leite materno. O fato de elas rejeitarem alimentos como brócolis e couve-flor é uma reação do corpo a alimentos desconhecidos. Uma teoria é de que essa reação é comum por não saber se aquele alimento pode causar algum mal para ela.
No entanto, com os anos, entre a adolescência e a fase adulta, é normal que o consumo de alimentos saudáveis aumente, como alface, abóbora, rúcula, couve, abobrinha. Isso acontece muito por descobrirmos que esses alimentos fazem bem à saúde e nos "forçarmos" a comê-lo. Passado mais algum tempo, descobrimos maneiras diferentes de usá-los, combinando-os com diferentes ingredientes que irão ressaltar o sabor ou "escondê-lo" um pouco. Vamos combinar: é difícil encontrar algum adulto que não goste de uma bela couve-flor gratinada!
Já quando a velhice chega, as células que formam as papilas gustativas começam a diminuir. É por isso que os idosos sentem dificuldade de perceber alguns sabores e acabam até perdendo o interesse pela culinária. É normal vermos pessoas mais idosas colocando muito sal ou pimenta na comida. Isso é uma tentativa de sentir mais o sabor dos alimentos.
Portanto, é importante dar chance aos alimentos diferentes quando ainda somos mais jovens. Vai que você acaba descobrindo uma paixão por um ingrediente que antes você não gostava!
Crianças que não querem comer vegetais