Se tem uma bebida alcoólica que os brasileiros amam é a cerveja. No Carnaval, no Natal, no Ano-Novo... Qualquer comemoração é motivo para pegar aquela cervejinha gelada. E aí começa a discussão: enquanto de um lado temos os verdadeiros apaixonados por cerveja em lata, do outro há quem diga que a cerveja em garrafa é definitivamente melhor. E aí, quem ganha essa? É isso que o TudoGostoso vem responder hoje: a cerveja é melhor na garrafa ou na lata? Vem só conferir!
A cerveja é melhor na garrafa ou na lata? Vem descobrir a reposta com o TudoGostoso
Você não vai acreditar quando ver a resposta de qual cerveja é melhor!
A resposta para essa pergunta vai, com certeza, surpreender muita gente. Os apaixonados pela cerveja em garrafa que nos perdoem, mas quem vai levar o prêmio é a cerveja na lata! Sim, a gente também achou que a da garrafa levaria, mas calma que a gente vai explicar porque é ao contrário.
Por que a cerveja na lata é melhor do que a cerveja na garrafa?
Primeiro, é importante responder que atualmente, a cerveja em si, o líquido mesmo, é igual em ambas embalagens. É normal que o tonel que enche as garrafas também encha as latas. Nesse quesito, não há diferença.
Contudo, o armazenamento da bebida pode se beneficiar de um material mais do que outro. As latas, por protegerem a cerveja completamente da claridade, impedem que um fenômeno chamado light-struck acontece.
Mas o que é esse fenômeno? Bom, o light-struck é algo que acontece quando a bebida tem muito contato com a luz, causando um defeito que ocasiona um cheiro bem desagradável na cerveja, parecendo gambá. Isso acontece porque a luz faz com que as moléculas que dão amargo ao lúpus se quebrem, liberando esse odor.
Como as garrafas de vidro, mesmo aquelas que são âmbar ou verdes, são ligeiramente transparentes e permitem a passagem de luz, elas acabam perdendo na conservação da cerveja.
Por que a cerveja em garrafa era considera a melhor?
Não é nenhuma novidade que as pessoas falem por aí que a cerveja em garrafa é melhor, e existe até um fundo de verdade, mas só antigamente. Acontece que, há muitos anos, a cerveja que era envazada em latas possui menos gás, para não correr o risco da lata estufar durante a pasteurização. Hoje em dia, como falamos anteriormente, não há diferenças.