A gestação é um período que exige muitos cuidados e a alimentação correta é apenas um deles. A ingestão dos ingredientes certos pode melhorar a saúde da mãe e contribui para o desenvolvimento do bebê. Da mesma maneira, os alimentos errados podem trazer riscos para os dois. Nesse contexto, uma dúvida é sempre muito comum: as grávidas podem comer frutos do mar? A seguir, o TudoGostoso esclarece essa dúvida e ajuda você a fazer as escolhas certas num período tão importante da vida. Confira!
Grávidas podem comer frutos do mar? descubra se existe riscos
Grávida não pode comer frutos do mar?
A resposta para essa pergunta é: depende. É comum que grávidas recebam a recomendação de evitar frutos do mar durante o período de gestação por conta do risco de contaminação e do potencial alergênico dessa categoria de alimentos. Apesar disso, o consumo de itens bem cozidos e de boa procedência pode ser liberado. Tudo depende do histórico de saúde da gestante e da recomendação do médico que a acompanha durante a gravidez.
Em caso de algum tipo de contaminação após o consumo, há risco de um micro-organismo se instalar na corrente sanguínea e chegar até a placenta, podendo acarretar problemas no desenvolvimento do bebê. Além disso, a grávida pode enfrentar mal-estar, vômitos, diarreia, náuseas e até desidratação, o que também pode afetar o bebê.
Quando a pessoa não tem um histórico de sensibilidade ao alimento, existe a possibilidade de liberação do consumo de ingredientes bem cozidos. Por outro lado, como o corpo de uma grávida passa por muitas mudanças, é possível que ela desenvolva alguma sensibilidade que não existia antes e que só será descoberta após a ingestão.
Em relação ao sushi, vale destacar que o peixes crus não transmite a temida transmitem toxoplasmose, mas a carne crua sim. Se houver risco de de o peixe cru ter contato com a carne crua, pode haver contaminação. Sushi na churrascaria não é a melhor escolha, por exemplo.
De qualquer forma, a recomendação de deixar de lado qualquer comida crua ou mal passada deve ser seguida durante a gestação. Além disso, é sempre importante seguir as recomendações de um médico e entender que cada caso é um caso. Não necessariamente a recomendação para uma gestante deve ser seguida por outra.
Veja mais
Magnésio é magnífico para o metabolismo: descubra alimentos ricos no mineral e a quantidade diária necessária
É verdade que peixe é bom pra memória? Descubra se vale a pena incluir esse alimento no cardápio