A cervejinha gelada na sexta-feira depois do expediente já é rotina para os brasileiros, e nesta sexta, dia 05 de agosto, ainda temos um motivo a mais para correr para o bar: o Dia Mundial da Cerveja. Porém, se engana quem pensa que a cerveja só é boa para beber, viu? A verdade é que ela é perfeita para amaciar carnes, além de dar um gosto diferenciado nos molhos e ensopados. Pensando nisso, o TudoGostoso preparou uma lista de 18 receitas com cerveja que são perfeitas para celebrar essa data. Veja a seguir:
Frango assado na cerveja
Receitas com cerveja para celebrar o dia em grande estilo
Cansada daquele frango assado supersimples de todo final de semana? Essa receita é perfeita para quem deseja fazer um franguinho de um jeito diferenciado. Além da cerveja, o bacon e a calabresa garantem mais suculência ao prato.
Uma maneira diferenciada de fazer costela é usar cerveja no cozimento. Nessa receita, é usado as duas cervejas, a clara e a escura, mas você pode usar apenas uma delas se preferir. Só não esquece de dobrar a quantidade!
Essa é aquele tipo de receita que a gente não sabe se come com um arroz fresquinho e farofa ou se coloca dentro de um pão francês para um lanche diferentão. A nossa dica é fazer uma quantidade suficiente que dê para comer das duas maneiras!
A receita tradicional de risoto é feita, normalmente, com vinho branco, mas experimente trocar por cerveja e veja como o sabor do seu prato será alterado. Fica uma delícia!
Calma, ninguém vai sair fritando o camarão na cerveja, não, viu? A cerveja entra na panela como complemento depois que o camarão já estiver frito junto com o alho, para dar aquele toque especial a receita. É uma receita fácil de fazer e que fica pronta rapidinho.
A maminha já é uma carne saborosa sem precisar de muitos incrementos, mas imagina feita na pressão com cerveja? Chega deu água na boca!
Quem consegue resistir a uma deliciosa carne de panela? É difícil! Um clássico dos almoços na casa da mãe, experimente adicionar cerveja no modo de preparo, você vai se apaixonar!
Também conhecida como drumet, a queridinha coxinha da asa não precisa ser consumida só nos churrascos, não! Ela também fica incrível cozida, e também é muito prático de fazer. Para quem gosta, a receita de drumet na cerveja preta também pode ser feita com asinha de frango.
Usar a cerveja para marinar as carnes é uma boa maneira de garantir sabor e maciez ao prato. A nossa dica é deixar marinando de um dia para o outro, pelo menos. E na hora de assar, nada de desperdiçar marinada, viu? Você pode usar para regar o assado durante o processo do cozimento, pois isso ajuda a evitar que a carne fique ressecada.
Carne de panela feita na cerveja junto com batata e cenoura
O frango ensopado é aquela receita do dia a dia, mas existem muitas maneiras de incrementá-lo e torná-lo um prato diferente para ocasiões especiais. Essa receita de frango ensopado com cerveja é perfeita para isso!
Lula na cerveja é uma receita digna de restaurante, ideal para quem quer impressionar os convidados. Depois que a lula estiver limpa, o restante do modo de preparo é superfácil. Que tal um arroz de brócolis para acompanhar?
Você acredita que com apenas 3 ingredientes você consegue fazer o prato principal do seu almoço? Sim! Essa receita é econômica, fácil e rápida de fazer, é só temperar as coxas e sobrecoxas com o creme de cebola e colocar para cozinhar na cerveja preta. Fica uma delícia!
Mais uma combinação de creme de cebola de cerveja preta, mas dessa vez para quem prefere carne bovina. Fazendo na pressão, você ganha tempo, economiza no gás e ainda garante que a carne ficará muito macia.
O lombo suíno é aquela típica carne de Natal e Ano Novo, mas quem disse que você precisa esperar essas datas para desfrutar dessa delícia? Nessa receita, a combinação da cerveja com o suco de laranja dá o toque especial ao lombo, além de amaciá-lo e deixá-lo supersuculento.
O cupim é um dos cortes bovinos mais controversos: ou você ama ou você odeia. Se você é do #TimeCupim, essa receita foi feita para você! A dica é dourar todos os lados da carne antes de fechar a panela para cozinhar.
Estrogonofe já é bom, e um dos pratos favoritos dos brasileiros, mas dá para deixá-lo ainda melhor acrescentando cerveja nos ingredientes. Apesar dessa receita indicar o uso de filé mignon, você pode utilizar carnes mais baratas como a alcatra sem problemas, ou até mesmo peito de frango!
Moela de frango é uma ótima proteína para substituir a carne vermelha, porque além de ser muito saborosa, é bem econômica. O melhor é que ela é muito versátil, podendo ser preparada de diferentes maneiras. A moela com cerveja fica maravilhosa e pode ser servida junto com angu.
Esse prato é aquele que nem cachorro come porque não vai sobrar de jeito nenhum. Uma das favoritas do TudoGostoso, o lagarto assado com cerveja preta é sucesso, pode confiar! Se você preferir, pode trocar a cerveja preta pela cerveja clara ou até usar a que tiver em casa.
Carne assada na cerveja
Veja mais:
Festinha de última hora? Descubra como gelar cerveja em pouco tempo
Harmonização de cerveja e alimentos: veja como combinar