Muitas pessoas têm o hábito de guardar absolutamente tudo na geladeira, na expectativa de fazer com que os alimentos durem por mais tempo. Conhece alguém assim? O que muitos não sabem, no entanto, é que nem todos os produtos devem ser guardados no refrigerador ou podem perder sua textura ideal e até ter uma validade menor.
Há, inclusive, aqueles itens que juramos que deveriam, sim, ser guardados na geladeira, mas estávamos equivocados por todo esse tempo. Para que suas comidas sejam conservadas por mais tempo e com mais qualidade, TudoGostoso reuniu 12 alimentos que não devem ir para a geladeira. Confira:
Provavelmente você está guardando alimentos na geladeira de forma errada. Descubra!
1. Tomate
Eu tenho certeza que você costuma guardar os tomates dentro da geladeira, na gaveta de legumes, não? Pois, pasme: eles devem ficar fora do refrigerador para não se deteriorarem mais rápido ou perderem o sabor natural. A melhor maneira de armazená-lo é deixando na fruteira de cabeça para baixo. Curioso, né?
2. Chocolate
O chocolate da sua casa chega da rua direto para a geladeira? Então você está cometendo um erro! Umidade e mudanças abruptas de temperatura são inimigas do chocolate, mudam seu sabor e textura e até podem deixá-lo esbranquiçado.
Além disso, o chocolate pode absorver os sabores de outros alimentos da geladeira. Então, a forma mais segura de guardá-lo é em local seco e escuro. Lembre-se de mantê-lo sempre bem embalado para evitar a entrada de ar, umidade e odores.
3. Pasta de amendoim
Sabia que a pasta de amendoim industrializada contém estabilizantes que permitem que ela dure mais tempo se estiver em temperatura ambiente? Por isso, a melhor maneira de guardá-lo é dentro do armário. A área precisa estar seca e fresca.
Fechado, o pote de pasta de amendoim pode durar até 3 anos na despensa! Depois de aberto, dura três meses, mesmo guardado no armário. Apenas lembre-se de tampar bem.
Mas, atenção! Caso a região em que você mora seja muito úmida ou quente, guardar na geladeira é o recomendado.
4. Mel
O mel tem validade indeterminada e praticamente não estraga, já que é um alimento natural, que fica conservado sozinho na natureza. No entanto, guardar o seu mel na geladeira vai deixá-lo grosso e cristalizado. E você já deve saber que os cristais de açúcar são ásperos e atrapalham a experiência com o alimento. Então, nada de mel na geladeira!
5. Creme de avelã
Se você já parou para ler com atenção a embalagem de algum creme de avelã, vai notar que o próprio fabricante alerta que o produto não deve ser guardado na geladeira. O alimento dura perfeitamente bem em temperatura ambiente e, quando levado ao refrigerador, endurece demais, tornando o seu consumo bem difícil
6. Alho
Cebola e alho não devem ser guardados na geladeira por conta da umidade
O alho natural com casca precisa de ventilação para durar mais tempo. A umidade da geladeira faz com que perca parte do sabor, estrague mais rápido e até mofe. Então para não errar, mantenha o alho fora da refrigeração. Ele dura até dois meses tranquilamente. Caso esteja picado, aí, sim, deve ficar na geladeira.
7. Cebola
Assim como o alho, a cebola precisa de ventilação para prolongar sua validade. Então nada de geladeira! A umidade não faz bem para elas.
8. Fermento
Guardar o fermento na geladeira prejudica sua eficácia. Sabia dessa? O problema está na oscilação de temperaturas. O fermento sai da geladeira, entra em contato com a massa do bolo em temperatura ambiente e depois vai para o forno quente. Essa mudança faz com que o bolo não cresça como deveria. Então a dica é deixar o fermento no armário.
9. Manjericão
O manjericão, assim como outras ervas, é bem frágil e não reage a temperaturas extremas. Eles ressecam e duram menos tempo na geladeira. A melhor maneira de conservar é em um copo coberto com água, com um saquinho cobrindo tudo.
10. Óleo
Você já deve saber, mas vale ressaltar: óleo e geladeira não combinam. Quando resfriados, os óleos ficam espessos e turvos. A única exceção é o óleo de nozes que deve, sim, ser armazenado no refrigerador.
11. Café
Conhece alguém que guarda o pote de pó de café na geladeira? Essa prática faz com que ele perca seu sabor intenso graças à condensação produzida no refrigerador. Para aproveitar seu cafezinho ao máximo, mantenha-o em um pote hermético no armário.
12. Pimenta
Sabe aquele molhinho de pimenta em conserva? Ele deve ficar fora do refrigerador para durar mais. Falando em validade, ele pode durar até três anos, mesmo depois de aberto! Impressionante, né? Isso graças aos ingredientes como vinagre e azeite que o conservam por bastante tempo.
Veja mais:
Como tirar acidez do tomate: técnica culinária acaba com o problema
Como tirar gosto e cheiro de peixe do óleo para reutilizar a gordura
Truque inusitado com pão dormido limpa a grelha do churrasco