• Entrar
  • Cadastrar
Os alimentos processados nem sempre são ruins: esses quatro são bons

Aprenda como escolher os melhores alimentos processados e como acrescentá-los à alimentação de forma saudável

Alguns alimentos processados podem fazer parte de uma alimentação saudável e balanceada, confira (Créditos: TY Lim/Shutterstock)

Você já deve ter ouvido que os alimentos processados fazem mal à saúde, não é mesmo? E é verdade que alguns desses alimentos podem ser prejudiciais, mas você sabia que existem alguns alimentos processados que não são ruins e podem fazer parte de uma alimentação saudável? Estamos falando de quatro: molho de tomate, leguminosas enlatadas, alguns molhos e pastinhas e chocolates. Porém, é preciso saber como escolhê-los! Vem entender melhor!

O que são alimentos processados?

Alimentos processados são aqueles produzidos pela indústria alimentícia e que contam com a adição de outros ingredientes, como açúcar e sal, para torná-lo mais palatável e durável.

Atualmente, é possível encontrar uma enorme variedade de alimentos processados nos mercados, e é praticamente impossível excluí-los da alimentação. Pães, bolos, massas, biscoitos, leite, queijo e outros laticínios, conservas, molhos, carnes salgadas e defumadas como carne-seca e bacalhau, sucos e enlatados são alguns dos exemplos.

Como escolher o melhor alimento processado para uma dieta balanceada?

A melhor maneira de escolher o melhor alimento processado é aprender a ler os rótulos das embalagens. Por via de regra, os ingredientes são listados por ordem de quantidade. Por exemplo, um bom molho de tomate deve ter como primeiro ingrediente “tomate”, que também é o ingrediente principal.

Os quatro alimentos processados que você pode acrescentar a sua alimentação de forma saudável precisam seguir algumas regrinhas para garantir que são bons mesmo.

Molho de tomate

Diferente do que muita gente pensa, alguns molhos de tomate podem ser usados na sua casa e não são tão diferentes dos caseiros, viu? Tudo depende da lista de ingredientes. O importante é ler o rótulo para escolher o melhor molho de tomate do mercado. Quanto menos ingredientes, melhor.

Um bom molho de tomate deve conter apenas tomate, sal, açúcar e temperos. Para quem tem restrição de açúcar ou sal, existem alguns tipos como os extratos e polpas que são feitos apenas com tomate.

Alimentos enlatados

Muitos alimentos enlatados são excelentes para serem adicionados à alimentação, além de facilitarem bastante a nossa vida na cozinha. O atum, o grão-de-bico, o milho, a ervilha e o feijão são alguns dos exemplos de alimentos que você pode ter em casa sem medo! Porém, lembre-se de ficar atento aos rótulos.

No caso do atum enlatado, o melhor para o consumo é aquele o atum no óleo. Isso porque os especialistas explicam que é mais fácil ocorrer contaminação alimentar com o atum na água, e o óleo pode ser descartado antes do consumo.

Contudo, se você possui alguma restrição alimentar, lembre-se de consultar o seu médico e nutricionista antes de realizar qualquer mudança na sua alimentação!

Molhos e pastas

Molhos e pastas como ketchup, mostarda, tahine e húmus são considerados alimentos processados ou ultraprocessados dependendo da quantidade de aditivos que eles possuem.

Assim como é o caso dos molhos de tomate, o ideal é sempre ler o rótulo para verificar quais são os ingredientes utilizados. Diversas marcas trabalham apenas com a matéria-prima e adição de ingredientes como açúcar, sal, vinagre e temperos, sem outras substâncias químicas.

Chocolates

Os chocolates são alimentos processados que são extremamente fáceis de encontrar, e existe muitos tipos diferentes, com variação nos ingredientes, nos aditivos e, claro, nos preços.

Para uma alimentação balanceada, o mais indicado são os chocolates acima de 60%, que contam com menos adição de açúcar e leite. Porém, uma pequena quantidade diária não faz mal, ao contrário, diversos estudos já mostraram as vantagens de comer um quadradinho de chocolate como sobremesa.

Seguindo essas dicas, você pode consumir alimentos processados de forma saudável, desde que eles sejam sempre acompanhados de uma alimentação balanceada unida à prática de exercícios físicos.

Veja mais:

Será que liberaram a salsicha? Veja o que cientistas dizem sobre alimentos ultraprocessados em novo estudo

Temas relacionados