Sem dúvidas, o ketchup é um dos condimentos mais usados na culinária, sendo queridinho de praticamente todo mundo. Por isso, no mercado, é comum encontrar uma infinidade, cada um com uma embalagem, marca e sabor diferente. Tudo isso acaba causando bastante confusão na hora de escolher qual o melhor condimento de tomate levar para a casa. Para te ajudar nesse momento, o TudoGostoso separou alguns itens importantes que você deve saber para escolher o melhor ketchup do mercado. Confira!
Como escolher o melhor ketchup do mercado: x dicas simples para comprar o condimento perfeito
Cada pessoa vai preferir um tipo de ketchup, e essa preferência é ditada por diversos fatores, como custo-benefício, sabor, tipo de embalagem, marca e até ingredientes. Abaixo, nós explicamos como você consegue escolher o melhor ketchup do mercado para sua rotina.
Escolha a marca de ketchup de sua preferência
Existem muitas marcas diferentes de ketchup nos supermercados, não é mesmo? Contudo, a gente sabe que você já deve ter uma queridinha em mente, aquela que você sempre comeu em casa, no restaurante, na lanchonete, na casa de amigos. Se você deseja continuar comprando essa marca, procure a parte das gôndolas em que ela está.
Veja qual a melhor embalagem de ketchup para sua rotina
Agora que você já está focada em uma marca só, você pode analisar se ela possui mais de um modelo de embalagem. As embalagens de ketchup mais comuns são de plástico, de vidro e em sachê. Cada uma delas oferece quantidades diferentes. O sachê, por exemplo, pode ser encontrado em pequenas ou grandes quantidades. As embalagens de vidro são ótimas para impressionar, enquanto as embalagens plásticas são, de longe, as mais baratas.
Mesmo que a embalagem seja igual em sua funcionalidade, ela pode mudar de tamanho oferecendo mais ou menos quantidade de produto. É nesse momento que você deve decidir qual levar! Normalmente, as embalagens que têm maior quantidade costumam ter um custo-benefício melhor no preço por quilo/litro. O problema é que elas podem ser demais para você, e acabar estragando antes de consumir. Analise a sua forma de consumo de condimentos para escolher a quantidade ideal.
Verifique a variedade de sabores ketchup
Você sabia que existe ketchup com sabor? Pois é, não é só o tradicional que você encontra no mercado, não! Tem o ketchup picante, o ketchup de goiaba, ketchup temperado e muito mais. Escolha qual desses é melhor para o seu dia a dia. Lembre-se que o ketchup tradicional é mais versátil e consegue agradar todo mundo com mais facilidade.
De olho no rótulo do ketchup
Depois de escolher praticamente todos os quesitos do ketchup ideal para você, chegou a hora de ler o rótulo. Para quem busca opções mais saudáveis, o ideal é que o ketchup contenha apenas ingredientes que você consiga entender, sem aditivos, conservantes ou corantes artificiais. Um bom ketchup pode ser feito de extrato de tomate, polpa de tomate, tomate, açúcar, temperos como alho, cebola e sal, vinagre etc. Alguns dos aditivos mais comuns são os sorbatos e os benzoatos.
Encontre opções de ketchup que caibam no seu bolso
Se, depois de levar todos os itens acima em consideração, você perceber que o produto final foge do orçamento, é hora de abrir o horizonte para outras marcas, por exemplo. Sabendo o que você deseja em um produto fica mais fácil de encontrar alternativas mais econômicas que caibam no seu bolso.
Também existe a opção de preparar o seu próprio ketchup caseiro, no qual você pode usar tomate fresco ou molho de tomate no preparo, e nós também já mostramos como escolher o melhor molho de tomate do mercado, não deixe de conferir!
Veja mais:
Molho de tomate aguado: aprenda 2 métodos simples para encorpá-lo sem alterar o sabor!