Peixes e frutos do mar são ingredientes supergostosos e perfeitos para um jantar mais especial. Mas muitas pessoas acabam não se aventurando em prepará-los pelo medo de errar os procedimentos - principalmente quando falamos de ingredientes mais delicados como o polvo. Por isso, o TudoGostoso reuniu algumas dicas de como limpar polvo para te deixar preparado para fazer receitas incríveis. Confira o passo a passo e surpreenda sua família e amigos.
Como limpar polvo: veja as dicas práticas do TudoGostoso
Como limpar polvo: veja as dicas do TudoGostoso
Como escolher polvo no mercado
Na hora de escolher o seu ingrediente você tem duas opções: comprar congelado ou fresco. Como já falamos em outras dicas, sempre indicamos que você dê preferência para alimentos frescos ou in natura. Assim, você consegue fazer uma avaliação maior quanto à procedência e à qualidade daquele ingrediente. Por isso, fique atento ao cheiro e a textura do polvo, sempre de olho no tempo em que ele está ali no mercado (uma dica é contar os tentáculos e sempre escolher o que está com os 8 completinhos). Agora, se você preferir o congelado mesmo, lembre de descongelar de forma natural, na geladeira - nunca apresse o processo no forno ou micro-ondas.
Como e o que usar
Depois de estar com o seu polvo descongelado ou pronto para começar os procedimentos, separe seu espaço na cozinha - além dos equipamentos necessários. Uma tábua, um pano de prato limpo e uma faca bem afiada podem ser seus maiores aliados na hora de limpar polvo. Além disso, separe um espaço na sua pia para preparar tudo - é importante estar perto da pia, pois ela tem uma função fundamental na limpeza.
Veja também: Como limpar salmão sem mistérios: aprenda a melhor técnica
Como limpar lula: confira as dicas do TudoGostoso
Como lavar polvo
Depois de seguir as primeira etapas, estamos prontos para limpar, de fato, o polvo. Comece lavando tudo embaixo da água corrente, lave bem todos os tentáculos. Além disso, certifique-se de que nenhuma ventosa está suja, com algum resto de sujeira ou areia, por exemplo. Você pode usar uma escovinha macia e passar bem de leve por todos esses cantinhos mais difíceis de acessar.
Como retirar vísceras
Todas as vísceras e as partes descartáveis do polvo estão na cabeça dele. Por isso, faça um corte em cima dos olhos e retire tudo de uma vez. Provavelmente todos os órgãos, vísceras e a bolsa de tinta sairão nessa hora, mas se você achar que precisa de ajuda, coloque tudo embaixo da água corrente novamente - principalmente se a bolsa de tinta estourar, você precisará lavar bem. Você ainda pode virar a pele do avesso para lavar melhor e ter certeza que tudo saiu (uma dica: fique atento aos pedaços com cartilagem, retire e descarte também).
Preparando polvo
Depois de terminar a limpeza completa do seu ingrediente, ele está pronto para ir para a panela. Aí você pode soltar a imaginação e escolher a receita que mais combina com você e sua família. Aqui no TudoGostoso você encontra diversos exemplos práticos e supergostosos como o espetinho de polvo e o polvo assado.