Se tem um alimento que passou por várias fases ao longo dos últimos anos com relação aos seus benefícios para a saúde, esse alimento é o ovo! Nas décadas passadas, o ovo já foi visto como um “vilão” da alimentação saudável por conta do seu alto teor de colesterol.
De fato, ovos têm colesterol, o que foi o grande fator para ele ser visto como um alimento problemático para a alimentação saudável. Mas será que isso realmente impacta a saúde de forma negativa? Vamos entender!
Por que tanta gente acha que o ovo faz mal?
Há algumas décadas havia uma preocupação significativa de que o consumo de ovos pudesse ser prejudicial à saúde, principalmente devido ao seu conteúdo de colesterol: um ovo grande contém cerca de 186 mg de colesterol, que está principalmente na gema.
A questão é que pesquisas antigas associavam diretamente o colesterol dietético (como o presente no ovo) ao aumento dos níveis de colesterol sanguíneo e, consequentemente, ao maior risco de doenças cardiovasculares.
As hipóteses sugeriam que o colesterol obtido pela alimentação e a gordura saturada eram os principais responsáveis para aumento do colesterol LDL ("ruim") no sangue - e foi isso que levou à recomendações para limitar o consumo de alimentos ricos em colesterol, como os ovos.
A questão principal, porém, é que esses estudos iniciais sobre colesterol e saúde cardiovascular não não eram capazes de diferenciar os efeitos do colesterol, o que levou a uma conclusão simplista de que todos os alimentos ricos em colesterol eram prejudiciais.
Afinal, comer ovo é saudável?
Sim, comer ovo é saudável e não vai prejudicar o seu colesterol! Pesquisas e estudos mais recentes têm mostrado que o colesterol dietético tem um impacto menor nos níveis de colesterol sanguíneo do que se pensava - e a maioria das pessoas não experimenta aumentos significativos nos níveis de colesterol LDL ao consumir ovos.
Atualmente, o entendimento é que a dieta e o estilo de vida como um todo são mais importantes para o controle do colesterol do que evitar alimentos isolados. Ou seja, uma dieta equilibrada e variada, rica em frutas, vegetais, grãos integrais e gorduras saudáveis, é mais importante para a saúde cardiovascular do que a exclusão de alimentos específicos, como os ovos.
Vale lembrar que os ovos são uma fonte rica em nutrientes essenciais, como proteínas de alta qualidade, vitaminas, minerais e antioxidantes, que contribuem para uma dieta saudável. Por isso, podem ser consumidos de forma segura, já que as preocupações passadas sobre ele eram baseadas em uma compreensão limitada da relação entre colesterol dietético e saúde cardiovascular.
É claro que cada pessoa tem suas necessidades diárias de cada nutriente e, para a maioria das pessoas, comer alguns ovos diariamente não vai trazer problema nenhum. Porém, é sempre uma boa prática consultar um profissional de saúde para orientações personalizadas, especialmente se você tem alguma condição específica, com problemas de colesterol.
7 truques com ovos que você não sabia e vão mudar a sua vida
Ovos de hotel: truques que aprendi com um chef para fazer mexidos, poché e omelete como um profissional