Se em algum momento da sua vida você pesquisou sobre como conseguir uma alimentação mais saudável, provavelmente viu que deveria incluir à sua dieta, principalmente, fontes de vegetais, carnes magras e também sementes saudáveis.
Entre essas sementes consideradas ótimas para a saúde e cheias dos nutrientes, está a semente de chia, pequena em tamanho, mas grandiosa em benefícios (reconhecidos desde as civilizações mais antigas).
A chia (Salvia hispanica) é uma planta nativa do México e da Guatemala, cultivada há milhares de anos pelas civilizações maia e asteca. Esses povos antigos consideravam a chia um alimento sagrado, utilizando-a como fonte de energia em batalhas e jornadas longas.
E eles estavam certos! Apesar de seu tamanho minúsculo, as sementes de chia são uma verdadeira potência nutricional. Vamos entender melhor a seguir!
Principais nutrientes da chia
Para começar a falar sobre os benefícios da chia, saiba que ela é uma das fontes vegetais mais ricas em ômega 3, fundamental para a saúde do coração e do cérebro.
Além disso, é uma ótima fonte de fibras - são cerca 11 gramas de fibra em uma porção de 28 gramas (cerca de duas colheres de sopa) - e de proteínas com todos os aminoácidos essenciais.
Ela ainda é rica em antioxidantes e em vitaminas e minerais, como cálcio, magnésio, fósforo e vitaminas do complexo B.
Quais os benefícios da chia para o corpo?
Por conta desses componentes, a chia traz uma série de benefícios ao organismo e pode ser incorporada a uma alimentação saudável por qualquer pessoa. Vamos ver quais são os principais benefícios dela para a saúde do corpo:
- Saúde cardiovascular: os ácidos graxos ômega 3 presentes na chia ajudam a reduzir a inflamação e a diminuir o risco de doenças cardíacas
- Controle da glicemia: as fibras da chia retardam a absorção de carboidratos, ajudando a estabilizar os níveis de açúcar no sangue
- Auxílio na perda de peso: as fibras e as proteínas na chia aumentam a sensação de saciedade, ajudando no controle do apetite
- Saúde digestiva: seus componentes (como as fibras, já citadas) também favorecem a saúde do intestino, promovendo um trânsito intestinal regular
- Fortalecimento ósseo: isso acontece porque a chia é rica em cálcio, magnésio e fósforo, excelentes para a saúde dos ossos
Quem deve consumir mais chia
Praticamente todas as pessoas podem consumir chia, mas se você acha que pode ter alguma restrição aos componentes e nutrientes, consulte um nutricionista ou médico, ok?
A chia é especialmente benéfica para alguns grupos de pessoas. Por exemplo, vegetariano, veganos ou quem possui restrições alimentares pode se beneficiar do perfil nutricional completo da chia, que, como falamos, é rica em proteínas e aminoácidos completos (sendo ótima para substituir as proteínas das carnes).
Além disso, pessoas com problemas cardiovasculares também devem comer mais chia já que, por ser rica em ômega 3 e fibras, essa semente é excelente para quem busca melhorar a saúde do coração.
Da mesma forma, pessoas que precisam controlar os níveis de glicemia (como as que têm diabete, por exemplo) podem encontrar na chia um aliado para estabilizar o açúcar no sangue.
Formas de consumir mais chia
A chia é uma semente muito versátil e com um sabor discreto, fazendo com que possa ser incorporada de várias formas na alimentação diária:
- Sucos e smoothies: experimente adicionar uma colher de chia a sucos e smoothies para aumentar a saciedade e a quantidade de nutrientes
- Salpicada em saladas: as sementes de chia podem ser polvilhadas sobre saladas para dar uma textura crocante e enriquecer o prato
- Com iogurte ou mingau: ela pode ser misturada ao iogurte ou ao mingau, tornando o café da manhã mais nutritivo
- Pudim de chia: ao misturar chia com leite vegetal e deixar descansar, obtém-se um pudim saudável e saboroso (veja aqui a receitinha completa)
Como vimos, a semente de chia, além de ser uma fonte excepcional de nutrientes, é fácil de ser incorporada na alimentação diária. Ao consumir chia regularmente, você estará investindo na sua saúde e bem-estar, aproveitando todos os benefícios que esse superalimento tem a oferecer.
Quem não deve comer chia: veja as contraindicações da semente que é queridinha da galera fit