• Entrar
  • Cadastrar
Quem não deve comer chia: veja as contraindicações da semente que é queridinha da galera fit

Essa semente é conhecida por ser cheia de benefícios para a saúde, mas sabia que a chia tem contraindicações também? 

Descubra quem não deve comer chia (Créditos: Canva) 

A chia é uma semente que tem se tornado extremamente popular no cardápio dos brasileiros. Ela é conhecida por ser uma aliada do emagrecimento, o que a torna uma queridinha entre a galera fit. Além disso, ela ainda ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, envelhecimento precoce. Os benefícios desse alimento são infinitos, e ele pode ser usado de muitas maneiras diferentes: em vitaminas, saladas de frutas, tapioca, saladas e muito mais. Porém, nem tudo são flores: a chia possui contraindicações e algumas pessoas devem evitar o consumo.

Quem não pode comer chia? Essas são as contraindicações do ingrediente!

A principal contraindicação da chia é para quem tiver alergia a nozes, gergelim ou sementes de mostarda. Isso porque existem grandes chances de você também ser alérgico à chia. Neste caso, é extremamente importante procurar um médico que possa realizar um teste personalizado para afirmar se ela pode te fazer mal ou não.

Outro grupo de pessoas que deve ficar atento ao consumo da chia é quem sofre com hipotensão. A semente é conhecida por contribuir para a redução da pressão arterial, apresentando um problema para quem já tem tendência a ter pressão baixa.

Em contrapartida, caso você seja hipertenso e tome remédio para regular a pressão, você também deve ter cautela no consumo da semente. A chia pode potencializar os efeitos dos medicamentos para pressão alta, levando à hipotensão. A mesma coisa pode acontecer com quem faz uso de remédios anticoagulantes, pois ela também intensifica os efeitos.

Por fim, se você sofre de diverticulite, mantenha a chia fora do seu cardápio. Por essa semente ser tão pequenininha, ela pode ocasionar inflamações intestinais graves. Portanto, caso você tenha consumido ou tenha qualquer dúvida, procure um médico especialista que poderá te atender melhor para os próximos passos.

Quais alimentos possuem benefícios parecidos com a chia?

Para quem deseja acrescentar a chia no cardápio por ajudar na saciedade, ela pode ser substituída por alimentos ricos em fibras, como frutas, legumes, verduras e aveia. Sabe o famoso pudim de chia? Experimente prepará-lo com aveia: basta cozinhar a aveia com leite, como se estivesse fazendo um mingau, mas deixa ganhar mais consistência. Fica uma delícia!

As frutas, legumes e verduras que você consumir no dia a dia também são ricas em diversos nutrientes presentes na chia, suprindo a sua necessidade diárias dessas substâncias.

Veja mais:

Chia: é isso que acontece com o seu corpo quando você ingere a semente todos os dias

Temas relacionados