
A chia tem diversas propriedades benéficas para a saúde, mas deve ser consumida do jeito certo (Fotos: banco de imagens Canva)
As sementes de chia estão entre as principais tendências no mundo da nutrição e para quem busca uma alimentação saudável. Elas realmente proporcionam diversos benefícios à saúde, incluindo a saúde do cérebro, do coração e da pele.
De acordo com a nutricionista Laia Pérez Tor, a chia é composta por cerca de 30% de gordura, de 26 a 41% de carboidratos, 18 a 30% de fibras, 15 a 25% de proteínas, além de minerais e vitaminas.
Isso significa que essas sementes são uma ótima aposta para quem deseja manter uma dieta nutritiva e se beneficiar de todas as suas vantagens, desde que não faça parte do grupo que não deve comer chia.
Não basta incluir a chia na dieta se não consumir do jeito certo
A chia faz parte da alimentação diária de muitas pessoas de diversas formas, seja no café da manhã, no almoço, no jantar ou até mesmo como lanches entre as refeições.
O problema é que muitas vezes elas cometem erros na forma de consumi-las e deixa de aproveitar ao máximo todas as propriedades desse 'superalimento'.
Portanto, existe uma ténica simples e muito importante a ser seguida para que você possa se beneficiar dos efeitos incríveis da chia para a saúde e o bem-estar.
Aprenda a consumir chia do jeito certo para aproveitar seus benefícios
E qual é a forma correta de consumir sementes de chia? Um dos aspectos mais importantes, e muitas vezes esquecido, está relacionado com a cobertura externa das sementes.
Você deve romper esse "envelope" para que os nutrientes sejam liberados, caso contrário não serão absorvidos durante sua passagem pelo aparelho digestivo.
De acordo com a especialista, uma das formas mais simples de quebrar a cobertura das sementes de chia é hidratá-las em iogurte, por exemplo, moê-las ou torrá-las. Desta forma, são obtidos os benefícios da chia, como:
-
Composição mineral: a preseça de magnésio, cálcio, potássio e fósforo nas sementes tem um impacto importante na saúde óssea, segundo pesquisadores;
-
Concentração de fibras: o teor de fibras também é útil para cuidar da saúde digestiva e evitar casos de prisão de ventre;
-
Sistema imunológico: alguns estudos destacam que o consumo regular de chia ajuda a fortalecer o sistema imunológico, além de prevenir doenças relacionadas à inflamação e oxidação;
- Antioxidantes: outro benefício da chia será para a pele, pois reduz os radicais livres e retarda o envelhecimento precoce por conter compostos com potente atividade antioxidante.
Veja mais!
Quais são os benefícios do suco de uva com chia? Veja como fazer!
Chia: qual a melhor forma de usar a semente para emagrecer?