A chia pode ser considerada uma supersemente: inserida na dieta, ela traz uma série de vantagens à saúde. Capaz de reduzir os riscos de doenças cardíacas, prevenir e controlar diabetes, atuar contra o envelhecimento precoce e até facilitar o processo de emagrecimento, ela é queridinha por muitos, inclusive famosos como Kim Kardashian, uma adepta assumida do pudim de chia!
Entretanto, para aproveitar todos esses benefícios, que tal descobrir os erros mais comuns no consumo da chia? A nutricionista Patricia Leite desvendou cinco deles. Veja em detalhes a seguir:
1 - Não aumentar o consumo de água
O primeiro ponto indicado pela especialista é a grande capacidade de absorver água. Então é super importante que ao acrescentar a chia na alimentação, também aumente o consumo de liquídos e, especialmente, de água.
“A gente estima que para cada colher de chia a colher de sopa de chia que você consuma mais você pelo menos um copo d'água consuma mais por dia”, orientou.
2 - Comer chia pura
Outro erro bastante comum é comer a chia “a seco”, colocando a semente direto na boca. “Ela absorve muito líquido rapidamente. Então isso pode ser ruim para você, pode fazer engasgar, pode dar obstrução. Não é indicado”, afirmou.
3 - Usar farinha industrializada de chia
Derivada da semente, a farinha de chia também é muito popular entre quem quer emagrecer ou ter um estilo de vida mais saudável. No entanto, segundo a nutricionista, as farinhas oxidam e fazem as sementes perderem as propriedades antioxidantes naturais.
“Quando você quebra essa semente, essa ‘casquinha’ da semente, você acaba expondo essa gordura ao oxigênio. Então ela oxida, pode ficar rançosa e você perde parte dessas propriedades anti-inflamatórias”, contou a nutri.
Caso queira usá-la em forma de farinha? “Você pode bater e usar na mesma hora, mas não guarde ela batida por muito tempo, porque isso pode fazer com que ela perca parte dessas propriedades benéficas também”, indicou.
4 - Armazenamento incorreto da chia traz desvantagens
A nutricionista também destaca que a forma que você guarda a chia pode ser definitiva. “Procure sempre guardá-la num pote fechado para que a umidade não entre em contato com ela”, indica.
Por ter uma capacidade de hidratação alta, quando colocada em ambiente muito úmido na cozinha, como pote aberto, ela pode ficar grudada, com aspecto melado.
5 - Chia não é milagrosa
A especialista em nutrição finaliza apontando um erro que parece óbvio, mas deve ser lembrado. “Um erro comum das pessoas é não consumir cheia de forma regular e achar: ‘Estou com constipação, vou consumir chia uma vez, vai resolver minha vida. Ah, eu queria emagrecer, vou consumir chia uma vez e pronto’”, pontuou.
Paula ressaltou que a chia não é um passe-livre para alimentos mais calóricos e gordurosos. “Você tem que ajudar a chia a te ajudar no equilíbrio alimentar daquela refeição. E também tem que ter constância no consumo da chia”, disse.
Já cometeu algum desses erros na hora de comer chia? Nutritiva e saudável, quando consumida do jeito correto, ela é uma aliada e tanto de seu bem-estar.
Veja mais:
- Semente de linhaça: saiba qual detalhe na forma de consumir é decisivo para usufruir benefícios!
- Um snack saudável e saboroso com semente de abóbora: descubra essa receita!