
Saiba qual a diferença entre vinho sem álcool e o suco de uva. (créditos: Shutterstock)
O vinho é uma das bebidas mais consumidas do mundo. Embora o tinto seja o mais popular de todos, é possível encontrar diversos tipos de vinho que se distinguem pela cor, textura e teor de açúcar. Além disso, também é possível encontrar versões sem álcool, uma opção voltada para pessoas que não podem ou simplesmente não querem consumir bebidas alcoólicas. Mas será que o vinho sem álcool e o suco de uva são a mesma coisa? A resposta é não, não é!
Descubra qual a diferença entre a produção do vinho sem álcool e suco de uva e os benefícios da bebida para a sua saúde.
Diferença entre o suco de uva e vinho sem álcool está na preparação
O suco de uva e o vinho sem álcool são produzidos de forma totalmente diferente. Por isso, as duas bebidas não são consideradas a mesma coisa. Na verdade, o vinho sem álcool e o vinho tradicional são preparados de maneira semelhante. A diferença é que, em um dos preparos, a conversão do açúcar em álcool é interrompida. Mas para você entender melhor, é preciso saber primeiro como o vinho é produzido.
O vinho é feito a partir do esmagamento de uvas frescas, que dará origem a um de suco chamado mosto. Em seguida, esse suco é encaminhado para um tanque de aço inox onde passará por um processo de fermentação, em que o açúcar presente na fruta é transformado em álcool e gás carbônico.
No caso dos vinhos sem álcool, o processo de fabricação começa pela fermentação e depois passa por uma espécie de filtragem para retirar o álcool do restante da bebida. Já o suco de uva é produzido por meio do cozimento da polpa integral da fruta. Outra diferença é que o suco é feito com uvas comuns, enquanto o vinho é elaborado com uvas de vinícolas, que são mais nobres e doces.
Benefícios do vinho sem álcool
O vinho sem álcool é mais saudável que o vinho tradicional. Um dos principais motivos é a presença de polifenóis na bebida. Essas substâncias atuam como antioxidantes e estão relacionadas à prevenção de doenças cardiovasculares, neurodegenerativas e câncer. Eles também retardam o envelhecimento das células e têm propriedades antivirais e cicatrizantes.
Outros benefícios observados no vinho sem álcool para a saúde são:
- Ajuda a controle da pressão sanguínea
- Tem baixo teor calórico
- Reduz os risco de doenças cardiovasculares
- Diminui o “colesterol ruim” (LDL)
- Não causa ressaca e dependência
O vinho sem álcool também é vantajoso para pessoas que não podem consumir bebidas alcoólicas, como no caso das grávidas, lactantes, diabéticos e pessoas em tratamento de câncer.
Veja também:
Vinho estraga? Tem prazo de validade? Entenda de uma vez por todas o que NÃO fazer e como consumir depois de aberto
Vinho faz bem pro coração? Descubra se a bebida pode afastar doenças cardíacas!
Para que serve o vinho nas receitas? Descubra quando usar vinho tinto ou vinho branco