Outras bebidas engarrafadas, como os refrigerantes, as cervejas e destilados em geral apresentam o fundo reto, mas já reparou que a garrafa de vinho, não? Isso não é à toa! Existem diversos mitos sobre os vinhos, por isso reunimos algumas explicações que podem sanar toda a sua curiosidade. Venha descobrir as respostas agora no TudoGostoso!
Por que o fundo da garrafa de vinho é côncavo?
O fundo da garrafa de vinho é côncavo, consistindo em não ser reto e sim puxado para o centro, ocasionando para com que a pressão interna seja melhor distribuída. Isso faz com que os sedimentos de uvas que não foram completamente diluídos, sejam puxados para o fundo e não fiquem dispersos, garantindo com que isso impossibilite-os de serem transferidos para a taça de vinho. Outro fator para a utilização do fundo côncavo é porque isso exige que mais vidro seja utilizado, fazendo com que a parte inferior adquira mais resistência contra colisões.
Por que não existe garrafa de vinho de um litro?
Você pode nunca ter percebido essa curiosidade, mas é verdade! As garrafas de vinho possuem apenas 760 mL. Isso ocorre porque os ingleses não usavam o Sistema Métrico Decimal como programa de medida oficial, pois preferiam o Sistema Imperial. Para as bebidas, eles usavam o galão como unidade padrão. Cada galão tem cerca de 4,5 L. Para facilitar a vida das vinícolas francesas, os vendedores passaram a vender caixas com seis garrafas de 750 ml, o que daria um galão de vinho no sistema inglês. Essa conversão funcionava muito bem, principalmente para as grandes compras. Vale ressaltar que os ingleses eram os principais compradores do vinho francês e como tinham mais capacidade naval, acabavam exportando mais que os próprios franceses.
Em qual posição o vinho deve ser armazenado?
Você sabe qual é a forma correta de guardar o vinho? A posição da garrafa, ao ser guardada, influencia no sabor e na qualidade da bebida servida. A verdade é que em nenhuma hipótese ele deve ser guardado em pé, o correto a ser seguido na hora de armazená-lo deve ser na diagonal ou deitado. Essas posições evitam o secamento e encolhimento da rolha, não dando espaço para que algum excesso de oxigênio entre na garrafa e estrague ou azede a bebida. A explicação é porque a rolha possui alguns poros que permitem a entrada de uma pequena quantidade de ar, de forma que a bebida envelheça com qualidade. Mas há exceções! Alguns especialistas defendem que os espumantes e os vinhos fortificados não precisam, necessariamente, serem guardados na horizontal. Mas isso se aplica apenas a esses casos!
Veja mais
Você precisa conhecer a capital brasileira do vinho: é pra beber, comer e relaxar!
Com benefícios além do vinho, a uva é uma amiga poderosa do seu coraçãoVinho do Porto não é de onde você pensa: descubra a origem do famoso vinho português