• Entrar
  • Cadastrar
Por que não existe garrafa de vinho de um litro?

Descubra os motivos de não existir garrafas de vinho de um litro! 

As garrafas de vinho possuem 750 ml. (Créditos: Shutterstock)

Se você bebe vinho, já deve ter reparado que as garrafas possuem 750 ml. Geralmente outras bebidas, como refrigerantes, cervejas e destilados possuem um litro, mas esse não é o caso dessa bebida tradicional. Existem diversos mitos sobre os vinhos, mas essa informação é mais do que verídica! Venha descobrir a resposta agora no TudoGostoso!

Por que não existe garrafa de vinho de um litro?

Você pode nunca ter percebido essa curiosidade, mas é verdade! As garrafas de vinho possuem apenas 750 ml. Isso ocorre porque os ingleses não usavam o Sistema Métrico Decimal como programa de medida oficial, pois preferiam o Sistema Imperial. Para as bebidas, eles usavam o galão como unidade padrão. Cada galão tem cerca de 4,5 L. Para facilitar a vida das vinícolas francesas, os vendedores passaram a vender caixas com seis garrafas de 750 ml, o que daria um galão de vinho no sistema inglês. Essa conversão funcionava muito bem, principalmente para as grandes compras. Vale ressaltar que os ingleses eram os principais compradores do vinho francês e como tinham mais capacidade naval, acabavam exportando mais que os próprios franceses. A logística de produção, embalagem e distribuição então foi otimizada entorno das garrafas de 750 ml, tornando-as mais práticas e eficientes para a indústria do vinho.

Outras razões da medida de vinho

A tradição desempenha um papel significativo na indústria do vinho. O formato da garrafa é muitas vezes associado à região de produção, ao tipo de vinho e à imagem da vinícola. Garrafas de 750 ml são frequentemente consideradas mais elegantes e associadas a vinhos de qualidade. Algumas vinícolas podem preferir manter essa tradição para preservar a percepção de qualidade e estética associada ao seu produto. Além disso, a quantidade de 750 ml é geralmente considerada adequada para compartilhar em ocasiões sociais ou em uma refeição. Garrafas maiores podem ser mais difíceis de manusear na hora de servir os vinhos.

Como preservar os vinhos?

O armazenamento das garrafas de vinho, quando fechadas, deve ser feito em locais frescos, que tenham temperatura amena e umidade controlada. O ideal é evitar guardar os vinhos em locais expostos ao sol, pois quando eles entram em contato com a luz direta do sol pode acelerar o processo de envelhecimento do vinho e prejudicar suas características. Armazene as garrafas de vinho deitadas, especialmente aquelas com rolhas de cortiça. Isso mantém a rolha úmida e impede a entrada de ar. Garrafas com tampas de rosca ou rolhas de plástico podem ser armazenadas na posição vertical.



Veja mais

Salve o seu churrasco com óleo usado e vinho: o truque simples que você nunca imaginou!
O vinho tinto e a dor de cabeça: pesquisadores da Califórnia revelam relação da bebida com esse incômodo tão comum
15 sabores de Coca-Cola que você não sabia que existiam pelo mundo: essa é para quem gosta de refrigerantes diferentes!

Temas relacionados