Que tal preparar um vinho quente delicioso em casa? A bebida tradicional de Festa Junina é bem simples de fazer e fica deliciosa. Essa é uma boa pedida para aproveitar aquele vinho parado na geladeira de uma forma diferente. Além disso, o vinho quente é perfeito para aquecer os dias frios com um sabor bem docinho. A bebida combina com um jantar descontraído, uma festa em família e certamente vai agradar todo mundo. Confira o passo a passo!
Receita de vinho quente
Ingredientes
- 1 litro vinho seco ou suave
- 1/2 xícara de chá açúcar
- 2 xícaras de água
- 1 maçã picada
- Cravo-da índia a gosto
- Canela em pau a gosto
Modo de preparo
Comece a receita picando a maçã em pedaços pequenos, com casca e tudo e reserve. Em seguida, coloque uma panela no fogo e adicione o açúcar, o cravo e a canela. Misture bem até derreter um pouco o açúcar e ele dourar. Logo depois, acrescente a maçã e mexa até a fruta começar a soltar um pouco de água. Acrescente o vinho, sempre mexendo para apurar o sabor, e finalize com a água. Deixe ferver por pelo menos cinco minutos e depois é só servir e aproveitar!
Origem do vinho quente
Tudo indica que o vinho quente tenha sido uma tradição trazida pelos portugueses para o Brasil, mas a bebida já era consumida na Europa há séculos. Há quem diga, por exemplo, que era uma das preferidas na Roma Antiga.
Por aqui, a bebida se popularizou principalmente nas festas no mês de junho, quando a Igreja Católica oficializou as comemorações em homenagem a São João. Nessa mesma época do ano, é comum que os europeus comemorem as colheitas e o início do verão. Por aqui, porém, calhou de a bebida ser uma ótima pedida para esquentar o corpo nos meses em que os termômetros mostram temperaturas mais baixas.
Veja mais
Milho assado na airfryer é irresistível! Como fazer a receita clássica de festa junina na fritadeira
Pamonha na cuscuzeira: aprenda esse método fácil e arrase nas festas juninas