• Entrar
  • Cadastrar
Mantenha suas frutas e legumes frescos por mais tempo com esses truques científicos

Todos os detalhes que você precisa saber antes de comprar, armazenar e consumir as suas frutas e vegetais frescos

Evite o desperdício de alimentos com esses truques científicos (Foto: Freepik) 

Produtos frescos, como frutas, legumes e ervas, são essenciais para uma alimentação saudável, mas têm a tendência de amadurecer e estragar rapidamente devido aos processos biológicos contínuos, como a respiração e o crescimento de micróbios.

Colocar esses alimentos na geladeira não é suficiente para mantê-los frescos por mais tempo, pois diferentes vegetais precisam de diferentes métodos de armazenamento. A não ser que você prefira congelar os seus produtos frescos.

Para combater o desperdício de alimentos e prolongar a vida útil dos produtos frescos, é importante adotar algumas práticas. Aprenda algumas dicas valiosas!

Quais produtos devem ser evitado

Os agricultores sempre buscam colher os produtos quando eles estão em condições ideais, mas alguns fatores pré e pós-colheita podem afetar o frescor e a qualidade desses alimentos antes de você comprá-los.

Esses fatores pré-colheita estão relacionados às condições climáticas, tipo de solo e disponibilidade de água. Já os fatores pós-colheita incluem lavagem e limpeza após a colheita, transporte e distribuição, processamento e embalagem e armazenamento.

Durante esse processo, os consumidores não têm controle. Mas você pode ter atenção aos fatores que afetarão os produtos quando selecioná-los para levar para casa.

  • Produtos machucados, feridos ou danificados devem ser evitados. Isso pode acelerar a deterioração de seus legumes e frutas;

  • A perda de umidade pela casca danificada acelera a deterioração e a perda de nutrientes;

  • Os danos também facilitam a entrada de micróbios de deterioração.

Lavar ou não lavar as frutas e vegetais

Nem todos os produtos precisam, necessariamente, ser lavados antes de armazenados. Segundo Senaka Ranadheera, professora associada da Universidade de Melbourne ao site Science Alert, se você lavar os produtos e não conseguir secá-los completamente, a umidade adicional pode acelerar a deterioração na geladeira.

Mas lavar os produtos antes de usá-los é importante para remover a sujeira e os insetos patogênicos. A especialista não indica o uso de vinagre na água de lavagem, apesar de ser uma dica recorrente nas redes sociais. Estudos indicam que o vinagre não tem efeito sobre a redução da carga microbiana em produtos frescos.

Da mesma forma, não use bicarbonato de sódio. Apesar de haver alguma evidência de que o bicarbonato de sódio possa remover resíduos de pesticidas da superfície de alguns produtos, ele não é aconselhável em casa.

Escolha o local certo para armazenar o vegetal ou fruta

A principal coisa a fazer é escolher o tipo correto de embalagem e o local correto para controlar a perda de umidade, a deterioração e o amadurecimento.

As três principais opções de armazenamento são no balcão, na geladeira ou em um "local fresco, seco e escuro", como a despensa. Veja alguns exemplos comuns de produtos e onde é melhor colocá-los.

  • Bananas, cebolas, alho, batatas, batata-doce e abóbora inteira: ficam melhor em uma despensa ou armário escuro;

  • Não armazene batatas e cebolas juntas: as cebolas produzem um gás chamado etileno que faz com que as batatas estraguem mais rapidamente, enquanto a alta umidade das batatas estraga as cebolas.

  • Frutas como maçãs, peras, abacate e bananas juntas: não armazene essas frutas na geladeira, pois liberam gás etileno à medida que amadurecem, fazendo com que as frutas próximas amadureçam (e estraguem) mais rápido. A menos que você queira amadurecer suas frutas rapidamente;

  • Todas as folhas verdes, cenouras, pepinos, couve-flor e brócolis: se dão melhor na gaveta de baixa umidade da geladeira. Você pode colocá-los em sacos plásticos perfurados para reter a umidade, mas manter o fluxo de ar.

Não faça isso quando for armazenar os alimentos

Cuidado para não guardar os alimentos em sacos completamente fechados, pois isso pode retardar o amadurecimento e reter o dióxido de carbono, levando à deterioração e a maus odores.

Se você deseja ter maçãs e frutas cítricas, como as laranjas, frescas por mais tempo, evite mantê-las fora da geladeira. Elas podem se manter frescas por mais tempo se armazenadas na gaveta de alimentos. Mas nada impede de deixá-las em temperatura ambiente, só vão durar menos tempo.

Não guarde a melancia na geladeira por muito tempo, pois ela perderá o sabor e a cor vermelha intensa se for mantida refrigerada por mais de três dias.

Não deixe as ervas e alguns vegetais folhosos, como aipo, cebolinha e aspargos, em local seco e expostos à luz solar. Mantenha-os com os talos na água para permanecerem crocantes e em uma área bem ventilada e longe da luz solar direta, evitando, desta forma, que murchem.

Combata o desperdício de alimentos e faça experiências

Não compre em excesso. Sempre que possível, compre apenas pequenas quantidades para que você não precise se preocupar em mantê-las frescas. Nunca compre produtos machucados, feridos ou danificados se você planeja mantê-los por mais de um dia.

"Processe" seus vegetais para armazenamento. Se você comprar uma grande quantidade - talvez uma opção a granel estivesse em promoção - considere a possibilidade de transformar os produtos em algo que possa ser conservado por mais tempo.

Por exemplo, o purê de banana feito com bananas bem maduras pode ser armazenado por até 14 dias no congelador. Você pode usar congelamento, branqueamento, fermentação e enlatamento para a maioria dos vegetais.

Considere a possibilidade de selar a vácuo. A embalagem a vácuo de legumes e frutas também pode mantê-los frescos por mais tempo. Feijões selados a vácuo podem ser mantidos por até 16 meses na geladeira, mas durarão apenas cerca de quatro semanas na geladeira sem serem selados.

Organize sua geladeira de modo que possa ver facilmente os produtos e usá-los antes que percam o frescor.

Veja mais!

O que fazer para evitar que as bananas fiquem pretas: truque simples mantém a fruta amarela por mais tempo

Evite que as fatias de maçã fiquem marrons com esse truque simples de um food stylist

Temas relacionados