• Entrar
  • Cadastrar
O mistério por trás dos adesivos nas frutas e legumes é intrigante

Entenda o real significado dos adesivos colados nas frutas e legumes. 

O mistério por trás dos adesivos nas frutas e legumes é intrigante

O mistério dos adesivos nas frutas foi desvendado (Foto Shutterstock editorial) 

Você sabe para que servem os adesivos colados nas frutas e legumes frescos? Se a resposta é não, a partir de agora esse mistério será esclarecido e você passará a observar esse "pequeno detalhe" com outros olhos quando for ao mercado para fazer compras de frutas e legumes.

Embora pareça ser um mero controle dos produtos pelos estabelecimentos, esse processo envolve uma cadeia extensa até chegar ao supermercado.

E é graças a essas pequenas etiquetas, muitas vezes ignoradas pelos consumidores, que são disponibilizadas inúmeras informações ocultas e vitais sobre cada item na cadeia de suprimentos.

O que significa o adesivo?

O nome dado aos adesivos encontrados nas frutas e vegetais é PLU e significa Pesquisa de Preços por Unidade. Os números impressos são códigos regulamentados pela International Federation of Produce Standards (Federação Internacional de Padrões de Produtos Frescos).

Processo rigoroso de aprovação

O produto só recebe o seu código PLU após passar por um processo de aprovação rigoroso. É a partir dessa etiqueta que cada item tem uma identificação precisa e o que possibilita o rastreamento de estoque. E também é através da PLU que é possível identificar a variedade do produto e o país de origem.

Rastreamento mais eficaz e sem falhas

Esses códigos são extremamente eficazes em casos de recall, por exemplo. O rastreamento torna-se mais viável de administrar. E para as pessoas que atuam como embaladores e expedidores, o PLU é uma garantia de que os produtos certos chegarão aos clientes e que podem ser gerenciados através dos sistemas de estoque e vendas sem transtornos.

Consumidor e varejista são beneficiados

Os supermercados também são beneficiados pelo controle através dos adesivos PLU, uma vez que as etiquetas fornecem informações vitais sobre a variedade, custo e país de origem dos produtos ao chegarem às prateleiras.

A partir do controle de todo esse processo, os produtos são categorizados e vendidos dentro do preço correto, de acordo com as suas especificações, para que você possa fazer as melhores escolhas ao comprar produtos frescos.

Dá para saber se um produto é orgânico ou não?

A resposta é sim. O cliente vai saber identificar um produto orgânico ou convencional através do adesivo PLU: quando o código de cinco dígitos inicia com o número 9, é porque o item é orgânico. Já o código de quatro dígitos indica que o produto foi cultivado de maneira convencional.

Fim do mistério! E viva a regulamentação

Agora você já sabe o que está por trás dos pequenos adesivos colados nas frutas e legumes dos supermercados. Esses códigos envolvem inúmeros profissionais na regulamentação, rastreamento e informações necessárias para garantir que o consumidor tenha a oportunidade de realizar as melhores escolhas durante as compras.

Veja mais:

Entenda o mistério por trás dos pratos quentes servidos dos restaurantes e aprenda a fazer o mesmo na sua casa.
Por essa você não esperava! Saiba qual é a fruta que tem maior teor de Vitamina C (e não é a laranja).

Temas relacionados