O tomate é um ingrediente versátil presente em diversos preparos. Ele é utilizado como base para molhos de massa, recheios e coberturas, além de estar presente em saladas, sanduíches e até na cobertura de pizzas. No entanto, na hora de classificar o alimento, sempre surge a dúvida: tomate é fruta ou legume?
A confusão é compreensível. Quem defende que ele é legume argumenta que a espécie é encontrada justamente na seção de legumes. Por outro lado, o tomate tem quase todas as características de uma fruta já que surge a partir de uma planta. Afinal, quem está certo nesta discussão?
O TudoGostoso veio desvendar esse mistério de uma vez por todas e separou algumas dicas de como distinguir os vegetais.
Tomate: fruta ou legume?
Nem legume, nem fruta. O tomate na verdade é um fruto, pois se desenvolve a partir do ovário de uma planta com flor e possui sementes, ou seja, é resultado de um processo de polinização. Aliás, do ponto de vista científico, a classificação de um alimento como fruta nem existe. O termo é meramente comercial e surgiu para se referir aos frutos comestíveis, com sabor adocicado, aroma característico e rico em sucos. Por isso, o tomate parece tão distante de outras frutas, sendo que, do ponto de vista da botânica, ele é muito mais próximo de uma laranja do que de qualquer outro legume.
Além do tomate, também existem outros alimentos que são popularmente classificados como legumes, mas que na real são frutos. A berinjela, o pepino, o pimentão e a abóbora são todos frutos, pois possuem sementes e também se desenvolvem a partir do ovário de uma planta com flor.
Discussão sobre a classificação do tomate como fruta ou legume já foi motivo de disputa judicial
A discussão para saber se o tomate é fruto ou legume já foi parar até em tribunal. Na década de 1890, a Suprema Corte dos EUA levou a questão a julgamento após os comerciantes da região questionarem se deveriam atribuir ao tomate os impostos sobre legumes ou sobre frutas.
Na época, o juiz determinou que o alimento seria tributado como legume, já que a maioria das pessoas consideravam o tomate como tal. Foi por isso que o tomate passou a ser mais conhecido como legume do que fruto. Entretanto, a ciência nunca aprovou essa classificação e continua definindo o tomate como um fruto.
Como saber se um alimento é fruto, fruta ou legume?
Para classificar um alimento como fruta, fruto ou legume é necessário levar em consideração sua origem e se há presença de sementes. De modo grosseiro, podemos dizer que os frutos são vegetais que contêm sementes e se desenvolvem a partir do ovário da flor. Além disso, a maioria também pode ser consumida cru e podem ser doces ou ácidas, dependendo do teor de açúcares naturais. Já as frutas, como comentamos anteriormente, nada mais são do que o nome comercial dos frutos comestíveis, geralmente com polpa macia, gosto adocicado e que contém sucos.
Os legumes, por sua vez, também podem ter sementes, mas não estão necessariamente relacionadas ao processo de reprodução por sementes. Sua principal característica é o fato de serem duros, secos e não terem um gosto adocicado. Geralmente têm um sabor mais neutro ou salgado/amargo.
Veja também:
Com quantos anos você descobriu que o jeito certo de descascar o tomate não é usando a faca?
Quais são os benefícios do suco de tomate com gengibre? Veja como fazer!