Certos cuidados na cozinha, como lavar as frutas do jeito certo, são importantíssimos. A verdade é que a limpeza inadequada é uma das principais causas de intoxicação alimentar. Afinal, alimentos in natura podem ter bactérias, bolor ou resquícios de pesticidas. Agora que estamos na época das cerejas, cujo tamanho e sabor adocicado dão vontade de comê-las assim que conseguimos colocar nossas mãos nelas, é preciso prestar ainda mais atenção!
É claro que as produtoras têm um compromisso mínimo de higiene, mas só os locais de venda já expõem legumes, verduras e frutas, por exemplo, a muitas circunstâncias fora do controle de qualquer pessoa. Por isso, o TudoGostoso vai te ensinar como lavar as cerejas corretamente sem afetar seus benefícios.
Como lavar as cerejas corretamente?
A cereja contém uma série de nutrientes e compostos bioativos com propriedades anti-inflamatórias, laxativas e antioxidantes. Graças a isso, ela é notória por ajudar a prevenir o envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares e diabetes, dentre outras vantagens. Para aproveitar todos esses benefícios sem passar mal, porém, você precisa limpá-la direito.
Quando chegar em casa do mercado, misture meio litro de água e um copo de vinagre, e, então, mergulhe as cerejas por cerca de 10 minutos nessa mistura. O vinagre possui propriedades antimicrobianas e antissépticas que vão ajudar a eliminar a maioria dos elementos indesejáveis. Assim que retirá-las do líquido e secá-las, elas estarão prontas para o consumo.
Veja mais!
Esse truque de cozinha evita que as frutas escureçam depois de fatiadas
Uvas frescas por mais tempo: consiga 6 semanas de frutas deliciosas se guardar do jeito certo