
Veja como evitar esse problema e dicas de como fazer a limpeza da sua cafeteira corretamente (Créditos: Shutterstock)
Quem não gosta de um café para começar o dia? Essa bebida amada no Brasil, está presente na rotina de muitas pessoas e a chegada das cafeteiras de cápsula deixou esse momento ainda mais prático. Fáceis de usar e com opções de sabores variados, essas máquinas estão na casa das pessoas e até mesmo na copa dos escritórios, sendo usado de maneira coletiva.
No entanto, se você esquecer de fazer a limpeza do aparelho, pode acabar encontrando uma surpresa muito desagradável. O vídeo de um rapaz limpando o interior de uma cafeteira de cápsula, deixou todos impactados não apenas pela quantidade de sujeira, mas pela presença de larvas. Isso mesmo.
Os perigos de não limpar a cafeteira de cápsulas com frequência
Na rede social X (antigo twitter), um engenheiro de alimentos, compartilhou em seu perfil um vídeo onde um rapaz faz a limpeza de uma cafeteira de cápsulas e mostra o interior, onde vemos um acúmulo de resíduos, sujeira e pasmem, larvas vivas. Na publicação ele ainda comenta: “eu parei de usar cafeteira de cápsula por causa disso”.
No vídeo em questão, o rapaz explica que esse problema pode acontecer devido à falta de limpeza regular do aparelho, especialmente quando são utilizadas cápsulas com leite e açúcar. Segundo ele, a máquina tinha apenas dois meses de uso, mas não tinha uma higienização regular, recomendado lavar o aparelho toda vez que usar para evitar o acúmulo de resíduos.
Na publicação do X, muitas pessoas compartilharam suas experiências dizendo que preferem fazer somente o café comum na máquina (sem leite), para evitar esse problema. Muitos perfis também recomendaram fazer a lavagem do bico do aparelho após cada uso.
Uma pessoa compartilhou o seguinte: "uma vez esqueci uma cápsula usada de um dia pra o outro… quando abri pra tirar tava tbm com larvas! Quase morri de nojo! Limpei totalmente a máquina mas fiquei com nojo de usar… fiquei sem ter coragem de tomar onde chego, pois sei que nem todo mundo limpa direito!".
Vale ressaltar que as máquinas de café funcionam de maneira diferente, por isso, nem todos os modelos podem apresentar esse problema. Mas, por via das dúvidas, leia o manual de instruções para saber como fazer uma limpeza adequada.
Como limpar a sua cafeteira de cápsulas?
Se você utiliza a sua cafeteira de cápsulas com frequência, mas não faz uma limpeza regular, é bem provável que o interior da máquina esteja com sujeira acumulada, o que pode favorecer o surgimento de microorganismos e bactérias. A maioria dos modelos possui um mecanismo próprio de higienização, contando com uma cápsula específica que ajuda nesse processo.
Essa é a chamada descalcificação, responsável por remover os resíduos que podem se acumular nas partes internas da máquina com o passar do tempo. Isso não só ajuda a manter a higiene, mas também ajuda a prolongar a vida útil do aparelho e conserva o sabor das bebidas. Outra dica simples é passar uma água quente antes de usar. Basta esperar a água esquentar e ligar para a água passar pelo sistema, sem nenhuma cápsula.
Veja mais:
Estudo de Harvard mostra qual café é melhor para o corpo: filtrado, expresso ou feito na prensa francesa?