A tradicional cafeteira italiana sobreviveu ao passar do tempo como um dos sistemas mais simples de preparar café: no entanto, ela pode ser estragada sem sequer percebermos. Um truque recorrente dado por baristas profissionais é deixar a tampa aberta, o que pode ajudar a obter uma bebida mais saborosa sem um gosto residual amargo.
Contudo, há quem critique essa técnica por acreditar que parte do aroma se perde quando a bebida é preparada com a tampa aberta. Mas especialistas em café garantem: os benefícios são muito maiores e não há evidência real de uma perda tão significativa de compostos voláteis. Tudo o que você precisa fazer é preparar a bebida adequadamente.
Tampa aberta dá controle máximo à preparação do café
A chave para qualquer método de preparo de café está no controle da extração e, com a cafeteira italiana, há menos espaço para invenções. Além do básico - usar café fresco de torra natural, moído na hora com uma moagem média, água mineral recém-aquecida e não deixar o recipiente dela compactado de café e cheio até água até um pouco abaixo da válvula -, deixar a tampa aberta vai te dar o máximo controle da extração durante a fase crítica do processo.
Devido às altas temperaturas que a cafeteira italiana atinge, ela tem a tendência de extrair componentes amargos. Para evitar isso, coloque-a em fogo baixo com a tampa aberta e fique de olho nela o tempo todo. E atenção: não se distraia preparando as torradas ou assistindo Stories do Instagram.
Quanto tempo demora o café na cafeteira italiana?
Assim que o café começar a sair, é uma boa ideia diminuir ainda mais a temperatura do fogo ou do fogão, sempre se certificando de que ele não respingue; nunca deve jorrar da cafeteira. O café deve demorar cerca de um minuto para sair: se sair antes, a moagem pode estar muito grossa e, se demorar mais, pode estar muito fina.
Sem esperar que toda a água saia, assim que ela fizer um som gorgolejante e fervente ou começar a espirrar, abaixe a tampa e retire-a do fogo. Outra dica é esfriar a base sob a torneira para interromper a extração mais rapidamente. É aconselhável ainda mexer um pouco o café para homogeneizar seus componentes, mas não espere que ele esfrie.
Especialistas indicam que 15 g de café moído e cerca de 150 ml de água aquecida a 80ºC são as quantidades ideais por xícara nessa cafeteira. O pré-aquecimento da água economiza tempo e ajuda a evitar que o café queime ou extraia demais, mesmo se estivermos distraídos ao deixar a panela no fogão.
Sabia de todas essas dicas? Então está na hora de aplicá-las: compartilhe esse artigo para sua próxima companhia de cafézinho e coloque-as em prática!
Veja mais:
- Café Tradicional e Extraforte que você compra no mercado: esses produtos tem impureza mesmo?