O café é uma das bebidas mais queridas no Brasil: no ranking mundial de países consumidores, só ficamos atrás dos Estados Unidos, de acordo com dados da Organização Internacional do Café (OIC). Ele faz sucesso nas versões mais moderninhas - como aquela com suco de laranja que está viralizando no TikTok - e também nas mais clássicas, como um bom café coado.
Para acertar na preparação dessa bebida clássica e rica em benefícios para a saúde, que tal descobrir algumas dicas de expert e fáceis de reproduzir? O TudoGostoso reuniu cinco indicações de baristas profissionais para você não errar mais.
1 - Use água de qualidade
Pode parecer banal, mas priorizar uma água com menor quantidade de resíduos possível. “Procure usar água filtrada, com qualidade, pois 98% do cafézinho que você toma é água”, contou o barista Luís Batista (@cafecarneiro).
2 - Invista em uma chaleira bico de ganso
Doçura, acidez e corpo são características imprescindíveis para quem ama a bebida. Para alcançá-las a barista Maíra Teixeira (@teixeiramara) sugere a compra de uma chaleira com bico de ganso.
“Com ela, é possível ter mais controle da água que cai: a gente coloca em movimentos circulares, para molhar todo o pó de forma uniforme. Assim, você consegue retirar todos os óleos essenciais importantes para o café”, afirmou.
3 - Escalde o filtro
Antes de colocar o pó de café no filtro, é importante jogar um pouco de água em ponto de fervura no equipamento. “Assim você preaquecer o sistema e não deixar roubar a extração de café pelo filtro e evitar um gosto de papel no seu café”, orientou Luís.
4 - Água fervente não queima o café
O barista também afasta um mito relacionado à bebida: o de que não pode usar água fervente ao coar a bebida. “Essa é a temperatura ideal para extrair todos os compostos aromáticos do café. Não existe essa de ‘queimar o café’...”, assegurou.
5 - Preparar café com balança vai garantir sabor único
Provavelmente você já passou por essa situação: fez café em um dia e ficou uma delícia. No dia seguinte, tentou repetir e ficou muito forte ou fraco demais. Para evitar esse transtorno, uma balança pode ser a aliada certeira.
A proporção ideal é sugerida pela expert em café. “1 para 12. O que isso significa? Por exemplo, 30 g de café vezes 12 é o quanto de água você vai usar”, afirmou Maíra. Para quem gosta de um café mais suave e diluído, a barista sugere a proporção 1 para 15.
Sabia desses truques de especialista para preparar seu café? Então aproveita e compartilha essa lista com a sua companhia favorita para um cafézinho!
Veja mais:
- Café ou energético? Estudo avalia efeitos e melhor opção para ganhar energia;
- Café no microondas nunca mais: entenda os riscos desse hábito à sua saúde.