Beber café logo após acordar é uma prática comum, principalmente para quem precisa despertar para encarar um novo dia de estudo ou trabalho, mas pode não ser a melhor escolha para o seu corpo.
Ao acordar, o organismo está em uma espécie de adaptação ao novo dia, e a produção de cortisol, o hormônio do estresse, aumenta naturalmente. Esse processo impacta diretamente no melhor momento para beber o seu primeiro café do dia.
O aumento de cortisol ajuda o corpo a se ajustar ao ciclo circadiano, promovendo sensação de alerta e disposição. Ao ingerir a bebida ao acordar, a cafeína pode interferir nesse processo natural, diminuindo a eficácia do cortisol e podendo afetar seu ritmo biológico. Então, qual o melhor momento para tomar café?
Esse é o momento certo para beber o primeiro café do dia
De acordo com o neurologista Pedro Schestatsky (drpedroneuro), esperar cerca de 90 minutos para tomar seu primeiro gole de café permite que o corpo aproveite ao máximo a produção natural de cortisol.
"Embora para a maioria das pessoas beber café seja uma tradição matinal depois de acordar, pode ser melhor esperar uns 90 minutos, pois seu corpo aumenta naturalmente o cortisol quando você acorda", explica o especialista.
Nesse período, o nível de cortisol já começa a estabilizar, e o café pode complementar essa resposta hormonal, oferecendo um impulso adicional de energia sem sobrecarregar o sistema.
Esse intervalo ajuda a evitar picos de cortisol causados pela combinação do hormônio com a cafeína, o que pode resultar em aumento da ansiedade, estresse e até mesmo uma sensação de cansaço logo após o efeito inicial do café passar.
Veja mais!
Café em jejum faz mal? Endocrinologista revela a verdade sobre hábito que protagonizou importante pesquisa em Cambridge
10 coisas (boas e ruins) que podem acontecer com seu corpo se você tomar café diariamente, segundo um gastroenterologista