• Entrar
  • Cadastrar
Nem aveia, nem centeio: esse é o melhor café da manhã para reduzir o açúcar no sangue, de acordo com a ciência

Pesquisadores espanhóis descobriram que vários alimentos considerados saudáveis podem aumentar o risco de diabetes tipo 1. Mas acrescentar um ingrediente ao seu café da manhã pode ajudar a prevenir a doença! 

Nem aveia, nem centeio: esse é o melhor café da manhã para reduzir o açúcar no sangue, de acordo com a ciência

A aveia é um alimento muito benéfico para a saúde, mas ela está associada à diabetes tipo 1! (Créditos: Shutterstock)

Você sabia que alimentos associados a uma dieta equilibrada e um estilo de vida mais saudável também podem estar relacionados ao desenvolvimento de certas doenças? É o caso, por exemplo, da aveia e do centeio, e da diabetes tipo 1 (DT1), de acordo com uma investigação da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes.

A diabetes é uma doença crônica caracterizada pela incapacidade do organismo de produzir ou utilizar a insulina, um hormônio que controla os níveis de açúcar no sangue, adequadamente. É muito comum que ela surja na infância e, se não for controlada, pode levar a complicações oculares, renais, nervosas e cardíacas.

Entretanto, existem formas de manejar a doença e seus sintomas, e ter uma vida plena. Descubra qual é o café da manhã perfeito para reduzir o açúcar no sangue, segundo a ciência, no TudoGostoso.

Qual é o melhor café da manhã para reduzir o açúcar no sangue?

Um estudo espanhol acompanhou os hábitos alimentares de mais de 5.000 crianças suscetíveis à DT1, dos três meses até os seis anos de idade, para avaliar o impacto de certos alimentos em sua saúde.

O que os pesquisadores descobriram, como mencionamos anteriormente, é que quanto mais centeio e aveia, iogurte e até banana, maiores as chances dessas crianças desenvolverem diabetes tipo 1.

o consumo de frutas vermelhas, como mirtilo, framboesa e groselha, ajuda a regular os níveis de glicose no sangue. Isso ocorre porque essas frutas são ricas em polifenóis, compostos bioativos com propriedades anti-inflamatórias, o que ajuda a prevenir a diabetes tipo 1.

O lado bom, porém, é que essas associações ocorrem de maneira independente. Ou seja, você não precisa cortar alimentos associados à DT1 – basta incluir os ingredientes certos!

Veja mais!
Afinal, açúcar da fruta também causa inflamação no corpo ou só o açúcar processado faz isso? Especialista em diabetes responde
Medo de diabetes? Evite a doença com esse pequeno passo depois das refeições para diminuir os níveis de açúcar no sangue!

Temas relacionados