• Entrar
  • Cadastrar
CUIDADO: essas 6 frutas são um perigo para a sua pele e você deve ter muito cuidado na hora de comer e manusear!

TudoGostoso mostra quais são as frutas que você deve ter muito cuidado ao entrar em contato com a pele

Veja quais são as frutas que são perigosas para a pele (Créditos: Shutterstock/Canva)

As frutas são cheias de benefícios para a saúde e, por isso, devem ser incluídas na nossa alimentação regularmente. Além disso, elas também são muito utilizadas na indústria de cosméticos por conta de suas grandes quantidades de vitaminas e minerais. Isso faz com que muitas pessoas procurem receitas caseiras com frutas para ter uma pele melhor, com aparência mais saudável e hidratada. Porém, esse hábito pode ser problemático! Hoje o TudoGostoso vai mostrar as frutas que são perigosas para a pele. Confira!

Frutas que são perigosas para a pele: veja quais são e o que fazer para evitar manchas, queimaduras e irritações

Quando pensamos em frutas que podem fazer mal à pele, logo pensamos em frutas como limão, mas a verdade é que muitas outras também são prejudiciais e podem causar alergias, irritações, manchas e até queimaduras graves.

Limão

O limão é o campeão quando o assunto é queimar a pele e deixar manchas. Calma, não precisa se desesperar. Se você está na sua casa, longe do sol, dificilmente haverá problema em manusear a fruta para fazer as receitas.

Contudo, o suco de limão é muito ácido e, com o contato do sol, tende a causar manchas e queimaduras. Essa é uma preocupação que você deve ter se gostar de tomar drinks na praia, por exemplo.

Caso sinta ardência em um local que possa ter tido contato com limão, procure imediatamente um lugar afastado do sol e lave em água abundantemente. Em casos mais extremos, pode ser necessária uma consulta ao dermatologista.

Tangerina

Assim como o limão, a tangerina é uma fruta cítrica que requer cuidados na hora do manuseio, principalmente ao ar livre. Se você é do tipo de pessoa que tem o costume de levar uma fruta na bolsa para comer durante o dia, evite comê-la quando estiver exposta ao sol.

Kiwi

Muita gente esquece que o kiwi também está na classificação de frutas cítricas, então não se preocupam tanto com o contato dele com a pele. Porém, assim como as outras frutas, deve-se ter cuidado quando estiver no sol e, caso apareça alguma queimadura ou mancha, lave em água corrente com sabão neutro. Ah, não esqueça de usar protetor solar para não piorar a mancha!

Maracujá

Você sabia que o maracujá pode ser até pior para a pele do que o limão? Isso porque uma queimadura causada por suco de maracujá em contato com o sol pode aparecer até 24h depois da exposição! Muitas vezes, as pessoas nem relacionam o maracujá a essas queimaduras e manchas, mas é essencial ter cuidado na hora de consumir.

Abacaxi

O abacaxi é muito relacionado ao verão, calor e comidas refrescantes, estando presente em receitas com mousses, saladas de frutas e sucos. Porém, o contato do suco de abacaxi com a pele durante um dia de sol pode causar bolhas de queimadura, um ferimento muito grave.

Se isso acontecer com você, procure imediatamente ajuda médica. Essas queimaduras podem demorar um bom tempo para desaparecer da pele, então é essencial ter bastante cuidado e nunca, em hipótese alguma, usar o suco para alguma receita caseira de “tratamento de pele”.

Casca de banana

Sem dúvidas, essa é a verdadeira surpresa da lista, não é mesmo? A gente sabe que a casca de banana é rica em muitos nutrientes, sendo fonte de vitaminas e minerais essenciais para o nosso corpo e que fazem muito bem para a nossa pele.

Por causa disso, muita gente tem o costume de usar a casca de banana diretamente na pele, especialmente do rosto, para tentar “absorver” os benefícios da fruta. Contudo, os especialistas alertam: existem diversos casos de queimaduras graves causados pelo contato direto da casca de banana com a pele, principalmente depois da exposição à luz solar. Para piorar, fazer o uso dessa forma não vai ajudar a ter uma pele melhor!

Veja mais:

Chá de casca de banana emagrece ou é mito? Descubra a resposta no TudoGostoso!

Temas relacionados