• Entrar
  • Cadastrar
Farinhas low carb: quais são, como usar e receitas do TudoGostoso

Abrir mão completamente dos pães e massas pode ser bastante desafiador para quem está em uma dieta low carb. Embora o ideal seja basear a alimentação principalmente em vegetais, carnes e gorduras boas, é possível usar farinhas low carb para incluir algumas receitas diferentes na dieta e torná-la mais fácil de seguir e, claro, mais prazerosa também.

Ao invés de fazer bolos, biscoitos e pães usando farinha de trigo, aveia ou arroz, que são ricas em carboidratos, a dica é apostar nas farinhas low carb, normalmente feitas a partir de oleaginosas, sementes e vegetais. Se você quer aprender mais sobre as farinhas permitidas na low carb, continue a leitura e confira as dicas do TudoGostoso!

Farinha de amêndoas tem sabor mais neutro e é queridinha na low carb

Farinhas low carb mais populares

Sabia que existem dezenas de tipos de farinhas low carb? Elas variam em preço, textura, sabor e, por isso, é interessante experimentar e testar as suas receitas favoritas. Caso não tenha nenhuma experiência com elas, a dica é seguir a recomendação das receitas porque trocar o tipo de farinha pode impactar o resultado de muitas formas.

Existem as farinhas a base de legumes, como a de berinjela e couve-flor; as de frutas, como a de coco e maracujá; tem ainda as de oleaginosas, como castanha, pistache, avelã; as de leguminosas, como de amendoim; as de sementes, como a de girassol, semente de abóbora, gergelim e chia etc.

A lista não para por aí, viu? As opções são diversas, mas para te ajudar nos primeiros passos, reunimos as farinhas low carb mais usadas para você conhecer:

Farinha de amendoim

A farinha de amendoim é uma das mais baratas e, normalmente, é uma boa substituta da farinha de amêndoas nas receitas. A grande vantagem é o preço mais em conta do que o de amêndoas, mas vale lembrar que a farinha de amendoim deixa um gostinho residual que deve ser considerado.

Outro ponto a ser lembrado é o que o amendoim é uma leguminosa, da mesma família dos feijões, grão de bico e soja, por exemplo. E como toda leguminosa, ele conta com antinutrientes, que são substâncias que atrapalham a absorção e utilização dos nutrientes durante a digestão. Então, caso já tenha tido problemas com esse tipo de alimento, é bom evitar.

Quer testar a farinha de amendoim em uma receita? Nossa sugestão é esse bolo de farinha de amendoim.

Farinha de coco

Farinha coco é econômica e fácil de fazer

A farinha de coco é bastante popular para quem faz dieta low carb e também é uma opção econômica. Dá até para fazer em casa se não quiser já comprar pronta. A produção é a partir da polpa do coco após a extração do leite de coco caseiro. A polpa residual deve ser seca no forno, depois moída e peneirada para dar origem à farinha.

A farinha de coco também é usada na substituição da farinha de amêndoas. Apesar de ter um sabor leve de coco, é menor do que o do amendoim, por exemplo. A maior diferença é por conta da sua gordura. A farinha de coco costuma ser um pouco mais seca. Então dependendo da receita, pode ser necessário acrescentar mais gordura.

E não pense que a farinha de coco só serve em receitas doces. Dá até para fazer farofa de farinha de coco. Veja como!

Farinha de amêndoas

A queridinha da low carb certamente é farinha de amêndoas. E o motivo é que ela é muito versátil e tem sabor bastante neutro, garantindo resultados muito interessantes nas receitas, tanto em sabor quanto em textura.

O grande problema é que ela é uma das farinhas low carb mais caras. Um quilo de farinha de amêndoa gira em torno de R$60 a R$70, dependendo da região. Se você quiser investir e experimentar, pode preparar um pão proteico com farinha de amêndoas.

Farinha de linhaça dourada

Já ouviu falar na farinha de linhaça? Ela é bastante popular e fácil de encontrar. Já é possível comprar em supermercados maiores, normalmente na seção de alimentos saudáveis. Além disso, tem preço muito atrativo.

Cabe ressaltar, no entanto, que ela tem um sabor bem característico, então é preciso gostar. A farinha de linhaça funciona melhor com receitas salgadas e para não deixar um sabor muito forte, é normal usar essa farinha misturada com outros tipos. Outro uso bacana para a farinha de linhaça é para empanados.

Como escolher uma farinha low carb

Como você viu, existem várias farinhas low carb diferentes. Mas qual escolher para a sua receita? A grande chave está nos testes, já que cada uma delas tem características diferentes.

Alguns dos critérios que você pode levar em conta na hora de escolher são: quantidade de calorias, preço, disponibilidade para comprar na sua cidade, sabor, textura e quantidade de carboidratos.

Desvantagens das farinhas low carb

É claro que as farinhas low carb são interessantes e têm vários benefícios, como serem livres de glúten e pobres em carboidratos. No entanto, é preciso ter atenção: as farinhas low carb não podem ser a base da sua alimentação, mas apenas compor receitas para serem comidas de maneira esporádica.

É que, apesar de terem pouco carboidratos, elas são ricas em gorduras, o que faz com que a farinha low carb seja bastante calórica. Outro ponto negativo é que essas farinhas estão em receitas como bolo, pães e biscoitos, que são bastante gostosas e podem dificultar o controle das porções, facilitando o exagero. Por isso, lembre-se de ter ajuda profissional para identificar as quantidades ideias para o seu caso, ok?

Veja mais:

Low carb ou cetogênica keto: descubra a diferença entre as dietas com baixo carboidrato e o que comer em cada uma

Lasanha na dieta low carb: 5 formas de substituir a massa

O que beber na dieta low carb? Confira opções liberadas com e sem álcool

Temas relacionados