Na busca por um estilo de vida mais saudável, o consumo de chás naturais é uma boa opção para incrementar a rotina com uma dose extra de antioxidantes, fotoquímicos e diversos outros compostos benéficos à saúde.
Várias infusões, como os populares chá verde, chá preto e chá de camomila são ótimos para a saúde, pois ajudam a melhorar a função cardiovascular, a redução do estresse oxidativo e o suporte ao sistema imunológico devido aos efeitos antioxidantes.
O ideal é apenas ter atenção às escolhas das ervas dependendo do horário que você deseja tomar a bebida. Se por um lado a cafeína presente em alguns chás é importante para quem busca as propriedades que ela oferece, o seu consumo excessivo deve ser controlado para evitar problemas como insônia, nervosismo ou irritabilidade.
A chef e terapeuta ayurveda Lorena Paim (@chef.lorenapaim) dá algumas dicas valiosas sobre as melhores escolhas de chás para cada momento do dia.
Saiba quais são os chás ideais para tomar pela manhã
As ervas liberadas para ingerir de manhã podem ter o poder estimulante, energético, termogênico e diurético, que até ajudam a acelerar o metabolismo. Uma observação importante é que muitas dessas ervas possuem cafeína.
- Chá verde
- Chá de gengibre
- Chá alcaçuz
- Chá de hibisco
- Chá preto
- Chá cavalinha
- Chá mate
- Chá branco
Esses são os chás indicados para beber na parte da tarde
Ao escolher os chá que você deseja tomar no horário da tarde, as ervas podem ter benefícios para foco mental, concentração e efeitos digestivos.
Entretanto, é bom saber que muitas dessas ervas possuem cafeína, por isso o ideal é beber com moderação para não prejudicar o sono.
- Chá de boldo
- Chá casca de cacau
- Chá de hortelã
- Chá de canela
- Chá de alecrim
- Chá de cravo
- Chá de anis estrelado
- Chá dente de leão
Opções de chá para beber à noite
Para tomar pela noite, as ervas precisam ter função de relaxamento e ajudar no sono de qualidade. É importante evitar ervas que contenham cafeína a partir do fim da tarde.
- Chá valeriana
- Chá de maracujá
- Chá de camomila
- Chá mulungu
- Chá capim limão
- Chá Cidreira
- Chá Melissa
- Chá erva de São João
Dicas práticas antes de fazer a escolha dos seus chás
Segundo explica Lorena, essas são apenas algumas das opções de ervas que podem ser administradas nesses turnos. Ela indica usar até, no máximo, três ervas no chá, usando a proporção básica de uma colher de sopa para 300 ml de água.
Caso você não tenha as plantinhas em casa para preparar a infusão, a especialista afirma que não há problema em utilizar o chá de saquinhos.
Veja mais!
Aqui está o ingrediente que você deve sempre adicionar ao seu chá verde para multiplicar seus benefícios!
O que acontece se tomar chá de melissa todo dia: entenda benefícios, efeitos colaterais e como fazer