• Entrar
  • Cadastrar
Tomar café ajuda a emagrecer? Novo estudo relaciona bebida com perda de gordura corporal

Uma pesquisa europeia mostra como o consumo de café pode acelerar o metabolismo e ajudar na perda de gordura corporal

Tomar café ajuda a emagrecer? Novo estudo relaciona bebida com perda de gordura corporal

Entenda como a cafeína pode ajudar na perda de gordura corporal (Créditos: Canva)

Há séculos que o café é uma das bebidas mais consumidas no mundo todo, inclusive no Brasil. Para os brasileiros, é praticamente impossível começar o dia sem uma xícara de café, e o mesmo vale para o lanche tarde. Mas e se eu te contar que beber café pode te ajudar a perder gordura corporal? É o que aponta um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Bristol e do Imperial College London, no Reino Unido, e do Instituto Karolinska, na Suécia.

Nova pesquisa relaciona o consumo de café com perda de gordura corporal

O novo estudo europeu concluiu que o consumo de café sem açúcar pode ajudar a diminuir a gordura corporal e ainda prevenir doenças relacionadas à obesidade, como é o caso da diabetes tipo 2.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores utilizaram marcadores genéticos para estabelecer uma relação entre os níveis de cafeína, o índice de massa corporal e os riscos de diabetes. As informações usadas foram obtidas em bancos de dados genéticos pré-existentes, permitindo a análise de cerca de 10 mil pessoas.

Durante a pesquisa, os cientistas perceberam que uma maior concentração de cafeína estava associada à um risco menor de diabetes tipo 2. Segundo os autores do estudo, a hipótese para esse fenômeno é de que a cafeína funciona como um termogênico no corpo, aumentando a produção de calor e, consequentemente, a oxidação da gordura, processo que a transforma em energia.

No entanto, os pesquisadores deixam claro que é necessário realizar mais estudos para confirmar a relação entre a cafeína e a perda de gordura a longo prazo, assim como os efeitos da cafeína no corpo. Isso porque já existem alguns estudos que mostram os malefícios do consumo desse ingrediente, principalmente de forma exagerada.

Os malefícios da cafeína a longo prazo

Estudos ainda estão sendo realizados para determinar os malefícios do café a longo prazo. No entanto, é importante lembrar que já existem dados sobre os efeitos negativos da cafeína no corpo, sendo alguns deles:

  • aumento de sintomas de estresse e ansiedade
  • irratiblidade e nervosismo
  • insônia e outros distúrbios do sono
  • problemas digestivos como diarreia, náuseas, azia e dor estomacal
  • perda de memória

Por isso, o mais aconselhável é consumir esse ingrediente de forma moderada, sem exageros ao longo do dia. Se é o café que permite que você se mantenha acordado, pode ser necessário consultar um médico para entender e tratar a fonte do problema!

Veja mais:

Café com limão emagrece? Entenda o que a união dos ingredientes faz pelo seu corpo
7 melhores alimentos para o café da manhã, segundo médico especialista
O melhor dos mundos: como beber café com a energia da cafeína, mas sem sofrer com ansiedade (truque simples com um ingrediente!)

Temas relacionados