• Entrar
  • Cadastrar
Novo estudo: 50 gramas por dia desse alimento no café da manhã ou lanche pode prolongar a sua vida
Stephany MarianoPor  Stephany Mariano  | Redatora

Como uma verdadeira taurina, Stephany sempre foi apaixonada por comida. No tempo livre, gosta de assistir um k-drama bem clichê, viajar, experimentar novos sabores e fotografar tudo o que encontra por aí.

Basta acrescentar um pouco desse alimento na sua rotina para obter os efeitos positivos para a saúde


 

Novo estudo: 50 gramas por dia desse alimento no café da manhã ou lanche pode prolongar a sua vida

Novo estudo revela benefício impressionante de um alimento versátil e muito consumido (Créditos: Shutterstock)

A alimentação desempenha um papel fundamental no funcionamento do nosso organismo e, acima de tudo, na manutenção da saúde. Investir em alimentos frescos e saudáveis, evitando os industrializados, é uma forma simples de prevenir doenças e contribuir para a longevidade.

De tempos em tempos, novos estudos apontam alimentos benéficos para esse propósito. Recentemente, uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade do Centro-Sul da China revelou que o consumo diário de apenas 50 gramas de um alimento muito popular pode ajudar a prolongar a vida. Estamos falando do iogurte, uma excelente fonte de proteínas, cálcio, potássio e outros minerais essenciais.

Como o iogurte ajuda a prolongar a vida?

O estudo realizado por pesquisadores da Universidade Centro-Sul da China descobriu que o consumo de 50 g de iogurte integral ou desnatado todos os dias, o que seria equivalente a metade de um pote, pode reduzir o risco de morte prematura em quase 20%. O que poderia explicar o efeito protetor do alimento seriam as bactérias naturais em sua composição.

Para isso, eles avaliaram a dieta e a saúde de 186 mil homens e mulheres, que aderiram ao estudo entre 2006 e 2010 e foram acompanhados até 2022. Entre os participantes, 46% consumiam iogurte, seja desnatado ou integral, com regularidade. Os que consumiam iogurte integral, apresentaram um IMC (índice de massa muscular) mais baixo e taxas de diabetes e hipertensão mais baixas também. Já aqueles que consumiam iogurte desnatado e ambos os tipos de iogurte, tinham maior consumo de vegetais e frutas.

Os resultados foram ainda mais empolgantes e positivos em relação aos indivíduos que ingeriam ao menos 50 gramas de iogurte integral e 100 gramas de iogurte desnatado por dia, apresentando 18% menos chances de morrer prematuramente. Segundo os pesquisadores, “essas novas descobertas têm importância clínica e de saúde pública, pois fornecem evidências do consumo moderado de iogurte como elemento de uma dieta saudável”.

Apesar dos resultados, os cientistas ressaltam que são necessárias mais pesquisas e ensaios clínicos para compreender melhor a relação entre o consumo de iogurte integral e desnatado e os impactos para a saúde.

Os benefícios do iogurte para a saúde

O iogurte natural é uma excelente fonte de cálcio e vitamina D (Créditos: Shutterstock)

O iogurte natural é uma excelente fonte de cálcio e vitamina D (Créditos: Shutterstock)

O iogurte é um alimento muito versátil, que pode ser consumido acompanhado de frutas e granola no café da manhã ou no preparo de um molho especial para a salada, por exemplo. Por ser uma excelente fonte de probióticos, o iogurte ajuda a equilibrar a flora intestinal, fortalecendo o sistema digestivo e melhorando a absorção de nutrientes.

Além disso, o iogurte também conta com proteínas de alta qualidade, que contribuem para a manutenção e recuperação dos músculos, sendo uma ótima opção para quem pratica atividades físicas.

Outro ponto positivo é seu alto teor de cálcio e outros minerais essenciais, como potássio e magnésio, que ajudam a fortalecer os ossos e prevenir doenças como a osteoporose. O consumo regular de iogurte também pode auxiliar no controle do peso, pois suas proteínas promovem maior saciedade, controlando o apetite ao longo do dia.

Veja mais:

Nunca mais comprei iogurte grego no mercado depois que aprendi essa receita sem lactose

Temas relacionados