• Entrar
  • Cadastrar
Nunca mais comprei iogurte grego no mercado depois que aprendi essa receita sem lactose
JoannaPor  Joanna  | Redatora

Quem a vê assumindo o papel de chef nas viagens com os amigos não imagina que a Joanna descobriu o seu talento com as panelas reproduzindo receitas do Instagram e TikTok. Tornou-se expert em receitas na prática e, agora, também é a grande responsável pelas sobremesas nos almoços em família

Fazer o seu próprio iogurte grego em casa é muito mais fácil (e econômico) do que parece.

Nunca mais comprei iogurte grego no mercado depois que aprendi essa receita sem lactose

Aprenda a fazer iogurte grego caseiro e sem lactose. (créditos: Shutterstock)

O iogurte grego é uma ótima opção de alimento para consumir no café da manhã ou no lanche da tarde. Com uma textura cremosa e um sabor ligeiramente ácido, ele contém até três vezes mais proteína do que o iogurte natural e alta concentração de minerais, incluindo o cálcio. O único problema é que ele costuma ser um pouco mais caro e, por isso, o custo pode pesar no bolso.

A boa notícia é que dá para fazer iogurte grego em casa de um jeito bem fácil e econômico. Aqui no TudoGostoso nós já ensinamos a fazer algumas versões caseiras, mas dessa vez separamos uma opção sem lactose feita com a polpa do coco verde. O resultado final fica uma delícia e com poucos ingredientes você consegue fazer uma quantidade que dura a semana inteira. Confira!

Receita de iogurte grego sem lactose: aprenda a fazer

Ingredientes:

  • 500g de polpa de coco verde
  • 500ml de água de coco
  • 150g de castanha de caju crua deixada de molho em água filtrada de 2 a 8 horas
  • Suco de 1 limão

Modo de preparo:

  1. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem até formar um creme bem lisinho e homogêneo.
  2. Despeje o conteúdo do liquidificador em um recipiente de vidro esterilizado. É muito importante que o recipiente seja maior que a quantidade de creme, pois o iogurte cresce durante o processo de fermentação.
  3. Tampe o recipiente com uma tampa e depois embrulhe num pano grosso ou cobertor. O ideal é manter a mistura bem aquecida para criar um ambiente propício para que as culturas vivas do creme façam o trabalho de transformar o leite em iogurte.
  4. Coloque o recipiente embrulhado dentro do forno desligado e deixe descansar por 12 horas.
  5. Após o descanso de 12 horas, o iogurte já está firme e pronto para ser consumido. Mas para ele virar tipo grego, é preciso escorrer o soro até ele ficar com a consistência mais espessa. Em uma panela grande, coloque uma peneira forrada com um pano limpo e despeje o iogurte.
  6. Deixe o soro escorrer na geladeira por cerca de 5 horas.
  7. Passado esse tempo, retire o iogurte do coador e armazene em um recipiente limpo dentro da geladeira. O iogurte grego caseiro dura até uma semana quando armazenado na geladeira.

Veja também:

Coalhada ou iogurte natural? Descubra as diferenças e benefícios de cada um
Apresentamos o banoffee versão saudável (e superfácil): o segredo da receita é usar iogurte natural desnatado!

Temas relacionados