• Entrar
  • Cadastrar
Adoçante natural queridinho dos saudáveis eleva riscos de infarto e AVC, aponta novo estudo
Isabela HenriquesPor  Isabela Henriques  | Redatora

Isabela é apaixonada por cozinhar (e comer) desde pequena. Durante as horas vagas, além de dar pitaco na comida alheia, gosta de ler livros de qualidade duvidosa, viajar e descobrir restaurantes pouco explorados do Rio de Janeiro.

Consumo excessivo do adoçante natural xilitol mostra as consequências na saúde, segundo estudo estadunidense

Adoçante natural queridinho dos saudáveis eleva riscos de infarto e AVC, aponta novo estudo

Entenda os dados do novo estudo americano sobre os malefícios do xilitol (Créditos: Canva) 

Os adoçantes naturais tem se tornado cada vez mais comum não só na mesa das pessoas quanto nas produções industriais, muitas vezes como um substituto para o açúcar e para adoçantes artificiais. No entanto, apesar de eles estarem se tornando queridinhos da galera fit, um novo estudo realizado pela Universidade de Cleveland, nos Estados Unidos na última quinta-feira (6) mostra que o adoçante xilitol aumenta os riscos de infarto e AVC.

Adoçante xilitol é associado a riscos de infarto e AVC em novo estudo; entenda

A pesquisa recente mostrou os impactos de altas quantidades de adoçante xilitol em humanos, resultando em um risco elevado para infarto e AVC. Divulgado pelo European Heart Journal, o estudo mostra as consequências preocupantes do consumo excessivo de adoçantes.

A equipe responsável pelo novo estudo é a mesma que mostrou que o consumo exagerado de eritritol, outro adoçante natural, aumenta as chances de AVC no início de 2023. Tanto o eritritol quanto o xilitol eram os únicos adoçantes fora da lista de restrições de consumo da Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso significa que eles eram considerados mais saudáveis até o momento.

O xilitol é um tipo de adoçante de origem natural mas que é usado em diversos produtos industrializados, como pasta de dente, por exemplo. Isso porque ele ajuda a deixar os produtos mais doces e palatáveis sem alterar a quantidade de calorias presentes ou mudar a textura.

Stanley Hazen, médico e pesquisador-chefe do estudo, comunicou à empresa a necessidade de investigar mais a fundo adoçantes naturais e artificiais, já que eles continuam a ser indicados no combate de doenças como a obesidade e a diabetes, sem levar em consideração os potenciais riscos dessas substâncias.

Consumo excessivo de xilitol pode causar trombose

De acordo com o estudo publicado, dos 3,6 mil participantes, aqueles que tinham níveis de xilitol elevados no sangue corriam mais riscos de morte por infarto ou AVC, pois o adoçante contribui para um aumento da coagulação do sangue, o que pode causar trombose.

Porém, eles explicam que não precisamos jogar fora nenhum produto que contenha esse ingrediente: “Devemos estar cientes de que o consumo de um produto contendo níveis elevados da substância pode aumentar o risco de eventos relacionados a coágulos sanguíneos”, explica Stanley Hazen. Além disso, ele explica que mesmo que o adoçante ofereça riscos, eles são apenas para o consumo excessivo, e não eventual.

Veja mais:

Afinal, açúcar da fruta também causa inflamação no corpo ou só o açúcar processado faz isso? Especialista em diabetes responde

Temas relacionados