• Entrar
  • Cadastrar
Nem xilitol, nem sucralose: esse é o melhor adoçante para o cérebro, segundo novo estudo
J
Por  Joanna

Pesquisa identifica adoçante natural que é o melhor substituto do açúcar para o cérebro. 

Nem xilitol, nem sucralose: esse é o melhor adoçante para o cérebro, segundo novo estudo

Este adoçante de baixa caloria tem sabor parecido com o açúcar comum, mas é menos prejudicial à saúde. (créditos: Shutterstock)

O adoçante é um produto conhecido por ser uma alternativa saudável para substituir o açúcar na culinária. Eles são feitos à base de frutas e vegetais e não alteram os níveis de glicose no sangue, além de serem bem menos calóricos. Por isso, são ótimas opções para pessoas diabéticas e obesas. Mas se você não curte adoçante por causa do sabor, um estudo publicado na revista científica Neuroscience Research descobriu que existe um tipo que tem um teor de doçura parecido com o do açúcar comum, mas sem os mesmos efeitos negativos à saúde.

Descubra qual o melhor adoçante para o cérebro e as vantagens de utilizá-lo como substituto do açúcar.


Adoçante natural é o mais compatível com o cérebro entre os substitutos do açúcar

O estudo desenvolvido por pesquisadores chineses descobriu que a stévia tem um efeito no cérebro parecido com a sacarose. O objetivo da pesquisa era saber se existia algum adoçante de baixa caloria que tivesse respostas cerebrais semelhantes ao açúcar comum. Para isso, eles alimentaram um grupo de ratos com seis dietas com diferentes tipos de adoçantes por um período de seis semanas.

“Embora todos possuam doçura, muitos substitutos do açúcar têm diferenças perceptíveis em comparação com o açúcar quando consumidos. Portanto, nossa ideia inicial era investigar se haveria uma região específica do cérebro no sistema nervoso central que pudesse refletir as diferenças entre esses substitutos do açúcar e o açúcar em tempo real”, explicou Yingjie Zhu, co-autor da pesquisa.

No final, os pesquisadores perceberam que os roedores que se alimentaram de estévia tiveram respostas cerebrais semelhantes às provocadas pela ingestão do açúcar tradicional. Em outras palavras, a stévia seria a opção mais “compatível com o cérebro” entre os substitutos do açúcar comum, pois provoca o mesmo efeito nos neurônios.

Os resultados da pesquisa são interessantes porque muito da nossa fixação por açúcar tem a ver com seus efeitos no nosso cérebro. Saber que existe um adoçante que provoca respostas parecidas pode encorajar a indústria de alimentos e bebidas a utilizá-lo como substituto do açúcar em seus produtos. Assim, a stévia seria capaz de oferecer o mesmo sabor doce e agradável, mas com efeitos mínimos nos níveis de glicose no sangue.

O que é stévia? Conheça os benefícios deste adoçante natural

A stévia é um adoçante derivado das folhas da planta Stevia rebaudiana. A espécie nativa da América do Sul é de 300 a 400 vezes mais doce que o açúcar da cana-de-açúcar, porém com menos calorias e baixo índice glicêmico. Para você ter uma noção, 1g de stévia equivale a 300g de açúcar. Por isso, não é necessário muitas colheres ou gotas do adoçante para deixar os alimentos e bebidas doces.

A stévia é um dos adoçantes mais indicados para pessoas diabéticas e obesas. Mas você não precisa ter algum problema de saúde específico para adotar este adoçante na sua dieta. A stévia oferece muitos benefícios à saúde. Como tem baixo índice glicêmico, o ingrediente regula o apetite e controla o colesterol, reduzindo os riscos de doenças cardíacas e outros distúrbios metabólicos. Se você está de dieta, procure incluir a stévia nas suas receitas de doces saudáveis.

Veja também:

O que acontece no seu cérebro quando você come açúcar? Nutri revela A VERDADE
Conheça os alimentos que ajudam a sugar o açúcar do sangue

Temas relacionados